Notícias /

Creasi realiza treinamento em Noções Básicas no Atendimento ao Idoso

23/08/2016 18:07

O Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (Creasi) realizou NESTA segunda-feira (22), treinamento em Noções Básicas no Atendimento ao Idoso para assistentes sociais, educadores físicos, enfermeiros, fisioterapeutas, médicos e odontólogos que atuam na atenção básica, nos municípios de Dias D’Ávila e Candeias.

O evento abordou o Modelo Assistencial da Unidade, baseado em funcionalidade e conteúdos relacionados com o envelhecimento e a saúde da pessoa idosa, com o objetivo de instrumentalizar os profissionais e ampliar o escopo de suas ações no acolhimento ao idoso, visando possibilitar novas abordagens no processo de atendimento.

A abertura contou com a presença de Leila Araújo, da Área Técnica da Saúde do Idoso da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Em seguida, os profissionais participaram de roda de conversa sobre saúde da pessoa idosa na atenção básica e assistiram a uma palestra, proferida pela terapeuta ocupacional do Creasi, Helena Patáro, especialista em Gerontologia, sobre o tema: “Centro de Referência de Atenção à Saúde do Idoso: A quem se destina? Qual o seu papel na rede?”.

Ainda pela manhã, o encontro promoveu um relato de experiência sobre grupo de idosos na atenção básica, conduzido pelo educador físico Thiago Santana, do Núcleo de Atenção de Saúde da Família (Nasf), de Salvador.

A programação vespertina destacou a Funcionalidade, a Avaliação Geriátrica Ampla e a Fragilidade com a fisioterapeuta Camila Marinho, mestre em Ciências da Saúde e especialista em Gerontologia, e a médica geriatra Josecy Peixoto, mestre em Medicina e Saúde, ambas profissionais do Creasi.

O evento, que aconteceu na sala de aula do Centro, teve carga horária de 8h e os profissionais receberam certificado. Para maiores informações sobre como disponibilizar o Treinamento em Noções Básicas no Atendimento ao Idoso ou a possibilidade de estruturação de curso específico para profissionais da atenção básica do seu município, entre em contato através do telefone (71) 3270-5747, Núcleo de Educação Permanente do Creasi ou envie um e-mail para sesab.creasi@saude.ba.gov.br.

Fonte: Ascom Creasi
/idoso/ treinamento

Notícias relacionadas