Notícias /

Hospital Afrânio Peixoto elege Comissão Local de Saúde do Trabalhador

23/08/2016 17:42

O Hospital Especializado Afrânio Peixoto (HEAP), situado em Vitória da Conquista, promoveu recentemente um curso de capacitação de sua primeira Comissão Local de Saúde do Trabalhador (CLST), a 13ª Comissão da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).

A capacitação da CLST da unidade abordou temas como histórico do SUS e da Saúde do Trabalhador, estatuto do Servidor Público Estadual, promoção da saúde e prevenção de riscos e agravos relacionados ao trabalho e elaboração do mapa de risco, e contou com a participação da assessoria da Superintendência de Recursos Humanos e das coordenações do SIAST do Hospital Geral de Vitória da Conquista e do Programa de Saúde do Trabalhador (PAIST) da Sesab.

Além deste avanço, destaca-se a instituição de uma trabalhadora de referência em saúde do trabalhador na unidade, a sanitarista Stael Gusmão, que promoveu, além desta ação, a I Semana de Promoção da Saúde do Trabalhador do hospital, o estudo do absenteísmo por doença referente a 2013 e 2015 e implantação do fluxo de acidente em serviço, com a pactuação de unidade de referência para acidente biológico ocupacional e realização de palestra sobre o assunto para os trabalhadores locais.

A instituição de CLST e SIAST ou trabalhador de referência em todas as unidades da Sesab está determinada pela portaria da Sesab nº 1761, de 20 de dezembro de 2012, e orientada pelo manual de implantação e funcionamento do PAIST. As unidades podem solicitar o apoio técnico da diretoria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde para essas instâncias, pelo telefone: (71) 3115 4397.

Fonte: HEAP
Afrânio Peixoto/comissão

Notícias relacionadas