Notícias /

Cedeba reforça educação em diabetes para população de Alagoinhas

29/08/2016 17:55

A educação em diabetes, que caracteriza fortemente o trabalho do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba), unidade da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), marcou presença quinta e sexta-feira da última semana, no município de Alagoinhas, a 119 km de Salvador, com a realização do XI Encontro de Educação em Diabetes. O evento foi uma realização da Coordenação de Educação de Educação em Diabetes e Apoio à Rede (Codar)/Cedeba, em parceria com a Associação de Diabéticos de Alagoinhas (ADIA), que completa três décadas de fundação no próximo ano.

O evento que fez a implantação do Programa de Educação em Diabetes tipo 1 como ferramenta educacional em diabetes, reuniu 120 participantes com diabetes tipo 1 e tipo 2, que receberam informações muito importantes por meio de vídeos educativos.

São 15 vídeos produzidos pelo Instituto da Criança com Diabetes que abordam temas de grande relevância, como destaca Graça Velanes, coordenadora da Codar: “Temos muitos pacientes com Diabetes Tipo 2 insulinizados e os vídeos são muitos importantes para serem utilizados,”destacou

Ainda segundo Graça Velanes, a importância dos vídeos com as discussões temáticas fortalecem o auto cuidado e a fixação de conteúdos para a prática diária das pessoas com diabetes. Para a presidente e fundadora da ADIA, Edite Moreira Barreto Ribeiro, nutricionista estadual aposentada, que começou a fazer trabalho com os diabéticos há 35 anos, antes mesmo da fundação da Associação, “o trabalho de educação do Cedeba muito nos inspirou e nos orienta”.

A presidente da ADIA, ao se mudar, há 35 anos, de Salvador para Alagoinhas, município com 180 mil habitantes atualmente, começou a trabalhar na prevenção do diabetes. Ela acredita na educação como o caminho para a melhoria da qualidade de vida dos diabéticos e para a identificação dos novos casos na fase inicial da doença.

Os vídeos

Temas de grande importância são apresentados nos vídeos: o que é diabetes, mitos e crendices, aplicação de insulina, atividade física e o Diabetes Mellitus (DM), Saúde Bucal e DM, Hipoglicemia, Diabetes na Escola, no Trabalho e em situações especiais, complicações crônicas do diabetes, bomba de insulina e Diabetes e Cidadania.

A.M.V. Mtb 694/Ba
Cedeba/Alagoinhas

Notícias relacionadas