Notícias /

HGVC se destaca em Seminário Estadual Sobre Acolhimento

01/09/2016 17:11

O Seminário Estadual sobre Acolhimento com Classificação de Risco, realizado em Salvador, no auditório da Fiocruz, reuniu profissionais que atuam nas redes de urgência e emergência no Estado. O evento, realizado pelo Programa de Implementação da Política Nacional de Humanização nos Hospitais da Rede Própria sob gestão direta do Estado, previsto no contrato de programa entre a Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), em gestão compartilhada com a Secretaria de Saúde do Estadoa (Sesab), teve como principal objetivo sensibilizar gestores e profissionais de saúde para a necessidade da implantação do acolhimento com classificação de risco seguindo as diretrizes da Política Nacional de Humanização.

No evento, houve um espaço dedicado para os Relatos de Experiência de alguns hospitais de referência, onde representantes dos Hospitais Gerais de Vitória da Conquista, Prado Valadares, Roberto Santos e Ernesto Simões Filho foram convidados para explanar as vivências da implantação, desafios e avanços em cada uma dessas unidades.

Dentre as unidades que apresentaram seus relatos, o Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) recebeu um amplo reconhecimento dos organizadores e participantes do seminário, pela execução de um importante trabalho de humanização do atendimento ao cidadão em seu município.

A apresentação mostrou grandes avanços como: a melhoria da ambiência (espaços físicos), atendimento qualificado e humanizado por profissionais capacitados, melhor segurança do paciente implantando as pulseiras de identificação de acordo a classificação de risco, adesivos nos prontuário para melhor identificação da gravidade do paciente, informatização do atendimento e construção de protocolos e fluxos a fim de agilizar o atendimento às urgências e emergências entre outros.

A unidade foi representada pela coordenadora do ACCR, a enfermeira Leila Silva Meira, que explanou a realidade do HGVC e apontou os principais avanços do serviço, tendo como destaque também a produção inédita do Manual de normas e procedimentos do serviço de ACCR, elaborado pela própria unidade, podendo ser utilizado como suporte para atuação segura e padronizada do profissional em serviço. Os avanços apresentados no referido evento colocam o serviço de Classificação de Risco do HGVC como referência para o Estado da Bahia.

“Nosso sistema de informação nos permite gerar o perfil dos atendimentos realizados no HGVC, como o número de atendimentos mês, quantitativo por classificação de risco, a origem do paciente por bairro, município, especialidade médica enfim, permite a produção indicadores para o melhor planejamento das ações”, conclui Leila.

Fonte: Ascom do HGVC
Vitória da Conquista/acolhimento

Notícias relacionadas