Notícias /

Usuários do SUS avaliam atendimento na Unidade de Emergência de São Caetano

06/09/2016 14:10

Os pacientes que utilizam dos serviços da Unidade de Emergência de São Caetano avaliam positivamente a qualidade do atendimento prestado pela Secretaria de Saúde do Estado, através do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar, responsável pela gestão da unidade. De acordo com os usuários do SUS, a equipe busca melhorar a qualidade da assistência, prestando uma série de atendimentos, entre consultas médicas, exames laboratoriais e encaminhamento para hospitais, em caso de necessidade. Além destes benefícios, o paciente recebe medicamentos que são distribuídos gratuitamente na farmácia básica.

O líder comunitário da Associação Beneficente Recreativa e Cultural de São Caetano, Lauriano da Silva, popularmente conhecido como Loli, afirma que a comunidade tem sido bem assistida pela equipe de profissionais da UESC. “Faço uma avaliação bastante positiva da gestão da UESC, porque é aqui que a população de São Caetano e adjacências recebem um bom atendimento. Nunca tivemos atendimento negado, pelo contrário, podemos chegar qualquer hora do dia ou da noite, que somos atendidos. Se alguém falar mal dessa unidade é porque nunca precisou; é aqui que encontramos profissionais que trazem um alento para o doente e o alívio da dor”.

Além da atenção às enfermidades, com diagnóstico, tratamento, reabilitação e atendimento de emergências, na Unidade de Emergência de São Caetano, o atendimento hospitalar tem uma atenção especial no combate a doenças infecto-contagiosas, bem como na promoção da saúde. A dona de casa Maria de Jesus, 62 anos, afirma que quando ela ou alguém da família precisa de atendimento se desloca para a UESC: “Sempre que eu ou um familiar precisamos de atendimento médico, corremos pra cá e em todas as vezes, conseguimos um bom atendimento. Eu mesma tenho pressão alta, sempre venho aqui, sou bem atendida e recebo meus medicamentos”, disse a dona de casa.

Outro aspecto importante sinalizado por Rodrigues Barbosa, diretor da Associação União de Moradores e Adjacências de São Caetano, é o comprometimento dos profissionais em ouvir o paciente: “Percebo que aqui existe a escuta. Desde a recepção até o atendimento médico, os profissionais se preocupam em ouvir os pacientes, realizam visitas aos pacientes internados, e cada vez que um problema é identificado, medidas são adotadas, tudo para que o paciente melhore sua condição de saúde”.

A Unidade de Emergência de São Caetano é voltada para o atendimento de emergência e urgência, funcionando 24 horas por dia, resolvendo grande parte das demandas de saúde da população, como pressão arterial, fraturas, infarto, derrame, entre outros. A maioria dos casos que chegam à UESC são solucionados na própria unidade, contribuindo para diminuir as filas nas emergências dos hospitais.

A. S. DRT 2055/Ba
UE/São Caetano

Notícias relacionadas