Sesab promove videoconferência sobre saúde integral da população negra e Educação para Relações Étnico Raciais

08/09/2016 13:54

Através do Comitê Técnico Estadual de Saúde da População Negra, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio da Superintendência de Atenção Integral à Saúde/Diretoria de Gestão do Cuidado, realiza a videoconferência sobre ” Interface entre Saúde Integral da População Negra e Educação para Relações Étnico Racias”‘, no próximo dia 12, de 9h às 12h, nos pólos de transmissão do Instituto Anísio Teixeira – IAT.

O evento tem como principal objetivo a implementação da Política Estadual de Atenção Integral à Saúde da População Negra nos 417 municípios da Bahia, e das ações de Combate ao Racismo Institucional, celebrando a Década dos Afrodescendentes, que foi pactuada pelo Governo do Estado. Participam da videconferência profissionais dos Núcleos Regionais de Saúde, Núcleos Regionais de Educação e parceiros interessados pelo tema.

Serão abordados os Marcos Legais da Saúde Integral da População Negra, suas conquistas e desafios, assim como o currículo escolar e seu formato para o trabalho pedagógico da educação com ênfase na Saúde; Relações Raciais, gênero, sexualidade e a saúde da população negra.

Entre os palestrantes convidados estão Maria Inês da Silva Barbosa, consultora Nacional OPAS/OMS e da Unidade Técnica de Família, Gênero e Curso de Vida, e Antônio Purificação, coordenador de Promoção da Equidade em Saúde, da Diretoria de Gestão do Cuidado (DGC/Sesab). A mediação ficará a cargo da coordenação do Comitê Técnico de Saúde da População Negra, Ubiraci Matildes de Jesus.

Os interessados podem participar da vídeoconferência acessando os Pólos de transmissão que estão dispostos nos 27 Núcleos Regionais de Educação (NRE) do Estado localizados em: Irecê (Colégio Estadual Modelo de Irecê), Bom Jesus da Lapa (no próprio NRE), Seabra (Colégio Estadual de Seabra), Serrinha (Colégio Estadual Leobino Cardoso Ribeiro), Itabuna (Colégio Estadual M. L. Eduardo Magalhães), Valença (no NRE), Teixeira de Freitas (sem espaço no momento), Itapetinga (no NRE), Amargosa (Colégio Estadual Pedro Calmon), Juazeiro (no NRE), Barreiras (no NRE), Macaúbas (CETE-BP), Caetité (CETEP), Itaberaba (Colégio Estadual M. L. Eduardo Magalhães), Ipirá (Colégio Estadual Normal de Pintadas), Jacobina (Colégio Estadual Deocleciano Barbosa de Castro), Ribeira do Pombal (Centro Territorial Semiárido Nordeste II), Alagoinhas (Colégio Estadual M. L. Eduardo Magalhães), Feira de Santana (no NRE), Vitória da Conquista (Colégio Estadual M. L. Eduardo Magalhães), Santo Antônio de Jesus (CETEP), Jequié (Colégio Estadual M. L. Eduardo Magalhães), Santa Maria da Vitória (CETEP), Paulo Afonso (Colégio Estadual M. L. Eduardo Magalhães), Senhor do Bonfim (Colégio Estadual Senhor do Bonfim), Salvador (Instituto Anísio Teixeira) e Eunápolis (Colégio Estadual Armando Carneiro).

Em Salvador, o acesso será pelo Instituto Anísio Teixeira, localizado na Estrada da Muriçoca, s/n, São Marcos.

O evento tem a parceria das secretarias da Educação, de Política para as Mulheres, de Promoção da Igualdade Racial e da Setre.

A videoconferência do IAT também pode ser acessada pelo Portal da Educação (http://educadores.educacao.ba.gov.br/videoconferencia), pelo Youtube (Videconferencia IAT).

FONTE: Coordenação de Promoção da Equidade em Saúde – CPES; Núcleo de Educação Permanente em Saúde – NEPS/DGC
Geral/popnegra