Mais cinco municípios começam a ser atendidos pelo Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama

12/09/2016 13:14

Mais cinco municípios recebem esta semana ações da estratégia itinerante Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama. As mulheres de 50 a 69 anos dos municípios de Nova Redenção (12 a 14), Itapicuru (12 a 24), Saubara (13 a 17), Utinga (14 a 19), e São Sebastião do Passé (14 a 30), no período indicado em cada um, poderão realizar exames de mamografia. De acordo com a Diretoria de Projetos Estratégicos (Dipro), da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), 7.930 mulheres nos cinco municípios, estão dentro da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde, para a realização dos exames.

Para serem atendidas, as interessadas devem levar um documento de identidade, Cartão do SUS e um comprovante de endereço. O atendimento começa às 7h e se encerra às 18h. As unidades móveis, equipadas com mamógrafos e equipes especializadas, ficarão estacionadas nos seguinte locais: Nova Redenção – Secretaria Municipal de Saúde, na Avenida Nascer do Sol; Itapicuru – Praça da Bandeira, em frente à sede da Unidade de Saúde da Família; Saubara – Rua Ananias Refião, em frente à Prefeitura Municipal; Utinga – Praça do Agricultor, Complexo de Saúde, na Pousada Marius; São Sebastião do Passé – Avenida Ernani Oliveira Rocha, em frente à Secretaria da Saúde.

O Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Cãncer de Mama tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento. Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia na região de residência das pacientes. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

L.S./M.Tb.909-Ba.
/saúde sem fronteiras/rastreamento Nova Redenção, Itapicuru, Saubara,Utinga e São Sebastião do Passé