Notícias /

EFTS participa de seminário em defesa dos direitos dos ACS e ACE

16/09/2016 17:46

Está sendo realizado na cidade de Barreiras, o Seminário “SIND-ACS/OESTE: 10 anos trabalhando em defesa dos direitos dos ACS e ACE”. O evento, que será encerrado na tarde de hoje (16), marca a comemoração dos 10 anos da Fundação SIND-ACS/Oeste (Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias da Região Oeste da Bahia) e conta com a participação de diversas entidades da área sindical e da saúde, entre as quais a Escola de Formação Técnica em Saúde Professor Jorge Novis/EFTS.

O objetivo principal do seminário é discutir temas pertinentes ao trabalho destes profissionais, que são responsáveis pela promoção da saúde e prevenção de doenças, colaborando diretamente para que as pessoas obtenham uma saúde pública de qualidade. Em alusão ao tema central, a apoiadora descentralizada da EFTS, Renata Alexandrina apresentou o tema “Formação Técnica para ACS e ACE”, ressaltando a importância da formação e capacitação profissional no desempenho das atividades de cada categoria.

Durante a explanação, a apoiadora traçou um panorama sobre a formação dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias no Estado Bahia, evidenciando o papel da Escola de Formação Técnica na oferta de cursos para as áreas, bem como o empenho na valorização profissional e na transformação no fazer dos agentes, tendo em vista a melhoria da assistência em saúde para o Sistema Único de Saúde.

Participam também do seminário, representantes da Diretoria da Atenção Básica (DAB/SESAB), Escola Politécnica Joaquim Venâncio/FIOCRUZ, Ministério da Saúde, Confederação Nacional dos ACS/ACE (CONACS), sindicatos de outros Estados, além do público alvo, que são os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias de toda a base territorial da região oeste, composta por 44 (quarenta e quatro) municípios.

Fonte: EFTNovis
EFTNovis/seminário

Notícias relacionadas