Sesab promove workshop para discutir projeto “Vida no Trânsito”

19/09/2016 14:05

Visando subsidiar os órgãos executivos de saúde e de trânsito para o planejamento de ações do projeto “Vida no Trânsito”, acontece amanhã (20), a partir de 8h30min, no Grande Hotel da Barra, o workshop Vida no Trânsito, iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio da coordenação de Doenças e Agravos não Transmissíveis (Codant). O evento integra as atividades da Semana Nacional de Trânsito, e busca o esforço conjunto para a redução da quantidade de acidentes de trânsito.

Segundo estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2009, ocorreram cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países, e aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas. Se não forem adotadas medidas efetivas, a OMS estima que 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020, passando a ser a quinta maior causa de morte. O rápido crescimento da frota de motocicletas e a tendência de aumento exponencial da morbimortalidade tornam os acidentes de transportes envolvendo motociclistas um dos principais problemas de saúde pública no Brasil e também na Bahia.

No período de janeiro a agosto de 2016, os acidentes de transporte terrestre (ATT) responderam por 17% (1.227) do total de óbitos por causas externas (7.223) no Estado, segundo dados da Sesab. Diante deste cenário e considerando a importância da troca continuada de experiências consolidadas como uma estratégia para implementação das ações de prevenção, a Sesab promove o encontro, que terá a participação de representantes do comitê gestor do projeto Vida no Trânsito: SecretariA municipal de Saúde de Salvador, Detran, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria de Segurança Pública, Transalvador, Samu, Secretariua Municipal de Mobilidade Urbana e Secretaria da Infraestrutura e Defesa Civil.

Fonte: Codant
DANT/trânsito