Notícias /

Coordenação Estadual do Edpopsus realiza roda de conversa na EFTS

20/09/2016 15:14

A Coordenação Estadual do Edpopsus Bahia II convidou, na oportunidade dos processos seletivos que ocorrem nacionalmente para o Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde, bases de apoio no Estado para um diálogo sobre a nova oferta. A roda de conversa aconteceu ontem (19), no auditório da Escola de Formação Técnica em Saúde (EFTS), com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Sindicato de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias da Bahia (SINDACS/BA), além de membros do grupo gestor da Escola.

O objetivo do encontro foi discutir os passos da organização do curso no município de Salvador, cronograma de atividades, divisão da carga horária e detalhes sobre os critérios de participação para os trabalhadores com experiência em Educação Popular, que atuarão como facilitadores do curso de aperfeiçoamento, bem como as condições de participação para os educandos no município.

Na abertura do encontro, a Coordenadora Estadual, Lilian Paula Nascimento, ressaltou a importância das pactuações para o fortalecimento da Educação Popular em Saúde. “Os atores aqui envolvidos têm um papel fundamental na realização do curso em Salvador. O fazer do Edpopsus está ancorado numa organização que pressupõe um processo de construção coletiva, de parcerias, mobilização social e articulação dos diferentes atores locais”, afirma.

Na Bahia, a segunda oferta do Edpopsus é organizada pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), através da EFTS. O Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular compõe uma ação do Programa de Qualificação de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Vigilância em Saúde da Secretaria de Gestão Participativa – SGEP/Ministério da Saúde, em parceria com a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/FIOCRUZ, tendo como referencial político-pedagógico a Política Nacional de Educação Popular em Saúde- PNEP-SUS.

Fonte: EFTS
EFTSNovis/roda de conversa

Notícias relacionadas