Notícias /

Serviço de Atenção à Saúde do Trabalhador do HGCA completa 7 anos

20/09/2016 17:17

Trabalhar no cuidado do outro não é tarefa fácil, ainda mais quando se trata de um hospital de grande porte como no caso do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA). Diante deste fato, há 7 anos foi criado na unidade um setor especifico para promover ações voltadas para a saúde do trabalhador. Trata-se do Serviço Integrado de Atenção à Saúde do Trabalhador (SIAST).

De acordo com Evanice Leal Leite Lima, mentora e atual coordenadora do SIAST, o serviço segue a política nacional de saúde do trabalhador, preconizando ações de melhorias das condições ambientais, organizacionais e interpessoais na unidade hospitalar. “Somos humanos e ninguém está livre de adoecer. A missão do SIAST é proteger a integridade do trabalhador, bem como promover ações para a sua saúde”, disse Evanice Lima, acrescentando que para realização das atividades o SIAST//HGCA conta com equipe multiprofissional, composta por médico do trabalho, fisioterapeuta, enfermeira, auxiliar de enfermagem, auxiliar e técnico administrativo, além do apoio do setor de psicologia.

Para comemorar o aniversário do SIAST foram realizadas varias atividades nesta segunda-feira (19/09), dentre elas a paródia cantada sobre o aniversário do setor e a saúde do trabalhador, peça teatral em todos os setores do hospital e distribuição de folder sobre a segunda doença que mais afeta os trabalhadores de saúde, que são as doenças psíquicas. As atividades incluíram a participação dos trabalhadores do SIAST e do Núcleo de Gestão do Trabalhador e Educação na Saúde (Nugtes), além de alunos do curso de enfermagem da Faculdade Adventista da Bahia.

Ascom HGCA
/hgca/siast 7 anos

Notícias relacionadas