Notícias /

Dia do Adolescente é comemorado no Iperba

21/09/2016 16:53

O Dia do Adolescente, 21 de setembro, foi comemorado no Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba) com diversas atividades voltadas para as pacientes do Ambulatório da unidade. Organizado pela enfermeira Wilma Campos e pela socióloga Lucy Miranda, integrantes do Grupo de Atendimento à Adolescente, a programação aconteceu na última segunda-feira, e um próximo encontro acontece amanhã (22). O objetivo do encontro é promover um espaço de reflexão e debate sobre as questões que envolvem a adolescência, especialmente a gravidez nesta faixa etária, além de mantê-los informados sobre a sexualidade e reprodução humana. O intuito também é de levantar a auto-estima de adolescentes gestantes, que estão passando por uma fase delicada em suas vidas.

Inicialmente as adolescentes participaram de uma dinâmica musical, realizada pela cantora e assistente social Liliane Cavalcante. Em seguida, elas puderam participar de um momento de alongamento e relaxamento, conduzido pela psicóloga Antonieta Araújo, da Escola Baiana de Medicina. Dando continuidade às atividades, a médica obstétrica do Iperba, Milena Brito, especializada em atendimento à adolescente, ministrou palestra sobre gestação, planejamento familiar e perspectivas para o futuro.

Após a pausa para um lanche, a nutricionista Magda Sandra Oliveira, do Iperba, realizou uma dinâmica de grupo, na qual foi possível perceber a importância de consumir alimentos ricos em nutrientes, além de dar dicas sobre como preparar uma comida saudável. Por fim, a trançadeira e maquiadora Maria Isabel Santos, realizou penteado e maquiagem nas pacientes, elevando assim a auto-estima das mesmas.

Grupo de Atendimento à Adolescente

No Iperba, existe um serviço destinado às adolescentes que funciona desde dezembro de 2009, fruto de uma parceria entre a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e a Organização Panamericana de Saúde (OPAS). O projeto surgiu em decorrência do reconhecimento de que a gravidez na adolescência é um fenômeno de grande incidência, que está relacionado a múltiplos fatores e que necessita de uma atenção especializada, devido às especificidades que permeiam este período do ciclo vital. As adolescentes têm acesso ao Programa de Planejamento Sexual e Reprodutivo e ao Pré-Natal, contando com equipe multidisciplinar composta por profissionais de medicina, enfermagem, psicologia, serviço social e nutrição. Além dos atendimentos individuais, nas segundas-feiras, o Grupo de Atendimento realiza sessões educativas com as pacientes cadastradas no pré-natal do Iperba.

Ascom do Iperba
Iperba/adolescente

Notícias relacionadas