Notícias /

Semana de Incentivo à Doação de Órgãos terá atividade no Hospital Ana Nery

21/09/2016 16:40

O Hospital Ana Nery (HAN) promove na próxima terça-feira, dia 27, a partir de 7h30min, o evento “Setembro verde”, comemorando o Dia Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos, que ocorre a dia 27 de setembro, dia de São Cosme e Damião, considerados padroeiros dos transplantes. No encontro, a enfermeira América Carolina Sodré, coordenadora da Central de Órgãos do Estado, profere palestra sobre doação de órgãos e tecidos.

O evento terá como público alvo os integrantes das equipes de transplante cardíaco, renal e pulmonar, pacientes transplantados e colaboradores da unidade hospitalar. O HAN é credenciado para realizar transplante renal, cardíaco e pulmonar, já tendo realizado um transplante de coração e um de pulmão e mais de 300 transplantes renais, desde que foi realizado o primeiro procedimento, em 2008.

A atividade marca a Semana Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos, uma iniciativa da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), Ministério da Saúde e secretarias estaduais de Saúde, realizada anualmente na última semana de setembro, com o objetivo de chamar atenção para a importância da doação de órgãos.

Na Bahia

Na Bahia, esse ano, foram realizados, até o mês de julho, 317 transplantes, enquanto em 2015 foram feitos 225 procedimentos, o que significa um aumento de 40%. Apesar dos avanços, a taxa de recusa familiar na Bahia está em 63%, superior à média nacional, que está em 56%. Em todo o país, as doações possibilitaram a realização de 12.091 transplantes entre janeiro e julho. Segundo o Ministério da Saúde, atualmente, 89% dos transplantes de órgãos sólidos são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e um dos maiores desafios é diminuir a taxa de recusas familiares à doação de órgãos.

Esta semana, o Ministério da Saúde lançou a Campanha Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos, com o slogan “Viver é uma grande conquista. Ajude mais pessoas a serem vencedoras”. A campanha é estrelada por atletas transplantados, em alusão aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, e visa estimular a população a ser doadora. Aliando-se à campanha nacional, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) lança uma campanha publicitária de incentivo à doação, e está mantendo o Elevador Lacerda iluminado com a cor verde, em alusão ao “Setembro verde”.

A.G.Mtb 696/Ba
Ana Nery/café