Notícias /

EESP inicia Curso de Especialização em Saúde Pública

23/09/2016 19:00

Com o objetivo de qualificar os profissionais da área da saúde e áreas afins com vistas ao desenvolvimento das competências gerais e específicas necessárias para a sua atuação na área de saúde pública como sanitarista, contribuindo com a implementação de novas práticas e organização do trabalho em saúde, tomando como referência os princípios do SUS, a Escola Estadual de Saúde Pública (EESP), deu início às aulas da primeira turma do Curso de Especialização em Saúde Pública.

O curso, que começou no último dia 15, conta com o apoio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde e da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), sob a coordenação da Secretaria Técnica Executiva da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (REDEESCOLA).

No primeiro momento, houve o acolhimento dos discentes e explicação do primeiro módulo onde foram discutidos previamente assuntos como processo de trabalho, constituição do sujeito da saúde pública e ética. Além disso, a mesa de abertura contou com a presença de Marcele Carneiro Paim (diretora da EESP), Rosa Souza (professora da ENSP/Fio Cruz), Ana Paula Freire, Cristina Campos e Marilia Fontoura (coordenadoras do curso).

No segundo momento, durante a tarde, houve uma roda de discussão com sanitaristas e profissionais na área de Saúde Pública que deram depoimentos de como são os processos de trabalho, das atividades curriculares, dos conflitos, as relações do trabalho com essas atividades entre outros assuntos pertinentes a área que atuam.

Estiveram presentes na roda de discussão os seguintes sanitaristas Rívia Mary de Barros, diretora da Vigilância Sanitária e Ambiental (Divisa); Orlando Souza do Lago,do Núcleo Regional de Saúde Leste-Sesab; Agnaldo de Souza Orrico, também do Núcleo Regional de Saúde Leste; Augusto Amorim Bastos, do Hospital Geral Roberto Santos ; Marília Fontoura, da Escola Estadual de Saúde Pública, e Ana Paula Freire Cruz, da Escola Estadual de Saúde Pública.

Fonte:EESP

Notícias relacionadas