Notícias /

HGVC sedia I Encontro para Capacitação em Dor

23/09/2016 18:16

“Para uma mudança no tratamento da dor” esse foi o tema do encontro que aconteceu na noite de ontem (22) no auditório do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), promovido pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) do hospital em parceria com o Grupo Grunentahl, uma empresa de pesquisa farmacêutica.

O curso é voltado para a capacitação dos profissionais do HGVC, assim como os alunos de programas de pós-graduação nas modalidades Residência Médica e Multiprofissional, sobre abordagens da dor e terapêuticas relacionadas, apontando a melhor maneira para desenvolver o raciocínio clínico, os meios para avaliação, diagnóstico e tratamento interdisciplinar de dores crônicas com cuidados paliativos.

O médico Rafael Rodrigues dos Santos realizou a palestra, cujo tema foi “Cuidados Paliativo” apontando a importância da dedicação ao paciente e seus familiares, pois diminuir ou isentar a dor, oferece qualidade e bem estar para que pessoa doente tenha realmente uma assistência integral quando diante de uma doença grave que ameace a continuidade da vida.

“A importância desse evento para o HGVC é fazer com que os profissionais da Unidade aumentem os conhecimentos sobre esta nova especialidade em cuidados paliativos, pois tem tido ótimos resultados nos lugares onde foi implantado. Hoje é um requisito básico dentro dos hospitais.”, conclui Rafael Rodrigues.

A plataforma virtual Change Pain, iniciativa do grupo Grunentahl, foi apresentada com ferramenta para o processo de educação continuada específica sobre dor. O objetivo é difundir o conhecimento para aprimorar o diagnóstico e tratamento da dor baseada em três pilares: investigar, educar e mudar o manejo atual da dor.

O projeto deve seguir com mais encontros presenciais, acompanhamento das capacitações on-line dos profissionais, capacitação da equipe da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) e Emergência do HGVC, cuja meta é desenvolver soluções que melhorem a qualidade de vida dos pacientes através da formação de profissionais de saúde.

Ascom/HGVC

Notícias relacionadas