Notícias /

Hospital Clériston Andrade na Semana de Incentivo à Doação de Órgãos

23/09/2016 12:52

A Organização de Procura de Órgãos (OPO) e a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos (CIHDOT) do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) promovem várias ações na terça-feira (27/09), em comemoração ao Dia Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos. As atividades marcam a Semana Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos, uma iniciativa da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), Ministério da Saúde e secretarias estaduais de Saúde, realizada anualmente na última semana de setembro, com o objetivo de chamar atenção para a importância da doação de órgãos.

Será montado um stand no corredor principal do HGCA, com distribuição de panfletos orientando sobre a doação de órgãos. Os participantes também poderão assistir palestra sobre o tema no auditório do HGCA, seguida de momento em homenagem aos colaboradores no processo de doação /transplante, além de apresentação cultural.

Em Feira de Santana, de janeiro a agosto deste ano, OPO/Feira acompanhou 42 protocolos de Morte Encefálica (ME), com quatro doações, sendo 33 negativas familiar e cinco contraindicações. Em 2015, no mesmo período, foram 32 protocolos de Morte Encefálica (ME), com seis doações, 25 negativas familiar e uma contraindicação.

De acordo com Ana Andrea Pinho, representante da OPO/CIHDOT, a negativa familiar ainda é um dos entraves para a doação de órgão. “Percebe-se que apesar do aumento no número de diagnósticos de Morte Encefálica, ainda a recusa familiar é um dos maiores empecilhos para que a doação seja efetivada, sendo este um dos principais focos da campanha sobre doação de órgãos este ano, onde se orienta as pessoas a informarem aos seus familiares o desejo de ser doador ou não”, disse Ana Andrea.

Fonte: Ascom/HGCA
Clériston Andrade/doação

Notícias relacionadas