Notícias /

Programação especial do Creasi pelo Dia Mundial de Conscientização da Doença de Alzheimer encerra dia 27

23/09/2016 17:14

O Dia Mundial da Conscientização sobre a Doença de Alzheimer foi comemorado na quarta-feira, 21 de setembro. O Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (Creasi) realiza uma programação especial, até o dia 27, para refletir e discutir sobre a doença, seus sintomas, seus aspectos e alertar para a importância do diagnóstico precoce.

A Doença de Alzheimer é uma enfermidade incurável que se agrava ao longo do tempo, causada pela morte de células cerebrais. Quando diagnosticada na fase inicial e instituído o tratamento, é possível retardar o seu avanço e ter mais controle sobre os sintomas, garantindo melhor qualidade de vida ao paciente e à família.

De acordo com dados do IBGE, no Brasil, aproximadamente 1,2 milhão de pessoas possuem a doença de Alzheimer. Doença que responde pela metade das causas de demência, afetando mais de 45 milhões de pessoas no mundo.

Segundo estimativa da Alzheimer’s Disease International (ADI), a cada quatro segundos um novo caso de demência é detectado no mundo e a previsão é de que haja uma ocorrência a cada segundo, em 2050.

No Creasi, são atendidos mais de 600 pacientes que recebem medicamentos para a doença. Em 2015, 251 mil comprimidos foram fornecidos pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia para o tratamento dos idosos acompanhados na unidade, com diagnostico de demência.

No dia 27, o Creasi realizará Roda de Conversa sobre Alterações de Comportamento. O encontro abordará os motivos que levam às alterações do comportamento de uma pessoa com demência e como estas podem influenciar na qualidade de vida dos pacientes, familiares e cuidadores.

A Roda de Conversa acontecerá na sala de grupo 03 da própria Unidade. As inscrições estão abertas através do creasi.comunicacao@gmail.com.

Ascom do Creasi
Idoso/Roda

Notícias relacionadas