Notícias /

Hospital Dantas Bião organiza evento de conscientização sobre doação de órgãos

26/09/2016 14:30

A conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos é o objetivo da campanha nacional “Setembro Verde”. Visando ampliar esse esforço, o Hospital Regional Dantas Bião realiza uma ação de conscientização nesta terça-feira (27), a partir das 8h30, no auditório da unidade. Organizado pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes e do Serviço de Educação Permanente, a ação faz parte das comemorações do Dia Mundial do Doador de Órgãos (27) que ocorrerá durante todo o dia.

Além de palestras, as equipes estarão na recepção principal da unidade com o intuito de conscientizar e sensibilizar a todos sobre a importância da doação, buscando assim, aumentar o número de doadores, pois apesar das diversas ações de estímulo e esclarecimento sobre doação, a lista de pessoas que aguardam na fila da Central de Transplantes ainda é grande e o Setembro Verde é uma oportunidade a mais para sensibilizar os profissionais e a população em geral em relação à importância da doação de órgãos e tecidos.

Otacílio Neto, enfermeiro da unidade, assegura que o processo da doação deve ser esclarecido e o contato com a família é essencial. “É importante que possamos conversar abertamente sobre o assunto, para que seja expressado o desejo de ser doador, porque dentre os fatores que mais interferem na captação, está a recusa familiar”

Neto pontua ainda que a vida do paciente transplantado é transformada . “É visível a melhoria na qualidade de vida do transplantado, observamos mudanças em toda família, por isso buscamos ampliar o número de doadores; seja um multiplicador de vidas, seja doador”.

Ascom HDB
Doação de órgãos

Notícias relacionadas