Notícias /

Inaugurada a unidade de bioimagem do Hospital Geral Prado Valadares

28/09/2016 17:16

Com o investimento de R$ 4,5 milhões, entre obras e equipamentos, o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, e o presidente da Rede Brasileira de Diagnóstico (RBD), Stelliu Espinheira, inauguraram nesta quarta-feira (28), a primeira etapa do novo Centro de Bioimagem do Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), em Jequié.

O titular da pasta da Saúde explica que a primeira etapa contemplou a reforma de salas e substituição de equipamentos por outros mais modernos. “São dois aparelhos de raios-x e um mamógrafo com capacidade de realizar, no total, mais de 3,2 mil exames por mês, significando um ganho imenso para o atendimento dos pacientes na região”, afirma Vilas-Boas.

Ainda de acordo o secretário, os novos raios-x são totalmente digitais e eliminarão o processo de revelação química, gerando imagens de melhor qualidade. “O parque de imagem dessa unidade será um dos melhores do estado, sobretudo, com a entrega de um tomógrafo de 16 canais e uma ressonância até o final do ano”, diz.

Além dos investimentos financeiros, que superam a casa dos R$ 12 milhões na fase de operação plena, o presidente da RBD, destaca a geração de empregos e a tecnologia dos equipamentos. “Contratamos 40 profissionais e o parque de imagem é de última geração, possibilitando que o hospital tenha maior resolutividade”, afirma Stelliu Espinheira.

Na avaliação do diretor do hospital Geral Prado Valadares, Braulio Ferreira Neto, “este investimento consolida o compromisso do Governo do Estado em ampliar a quantidade dos serviços de saúde disponibilizados e a qualidade da assistência aos baianos”, aponta. Em Jequié, desde que a RBD assumiu a operação dos serviços de imagem do HGPV, em novembro do ano passado, foram realizados cerca de 30 mil exames de raio-x e mamografia.

PPP

A Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo do Estado e a Rede Brasileira de Diagnóstico (RBD) firmada em 2015 tem possibilitado, simultaneamente, ampliar a capacidade de atendimento à população, reduzir custos e promover melhorias nos serviços prestados, como maior precisão do diagnóstico e agilidade na entrega dos resultados.

Os Serviços de Apoio ao Diagnóstico por Imagem funcionarão em 11 (onze) unidades hospitalares integrantes da Rede Própria da Sesab, além de uma Central de Laudos. O prazo dessa Concessão será de 11 anos e 6 meses, contando a partir da assinatura do Contrato, ocorrida em 02 de fevereiro de 2015. Esta iniciativa, pioneira no país, proporcionará o provimento dos serviços de telemedicina, diagnóstico e bioimagem.

Sesab Ascom
/Prado Valadares/inaugurada bioimagem

Notícias relacionadas