Notícias /

Creasi comemora o Dia Nacional do Idoso

29/09/2016 19:23

No Brasil são mais de 26,3 milhões de idosos, segundo a pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número representa 13% da população e a expectativa é que esse percentual aumente chegando a 34%, em 2060, de acordo com as previsões do Instituto. Na Bahia são 1,6 milhões de pessoas com mais de 60 anos.

O Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (Creasi), unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), realizará durante o mês de outubro diversas atividades em comemoração ao Dia Nacional do Idoso, celebrado em 1º de outubro.

As atividades serão iniciadas terça-feira (03), no Centro de Atenção à Saúde (CAS), com palestra do Programa de Apoio ao Cuidador que abordará as relações de cuidado em pacientes idosos.

Na quarta-feira (4), a unidade receberá representantes do Ministério Público do Estado da Bahia, Defensoria Pública do Estado da Bahia, a Coordenação de Proteção Social da Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza, o Conselho Estadual do Idoso, o Conselho Municipal do Idoso e a Delegacia Especializada do Idoso para uma roda de conversa sobre direitos da pessoa idosa, com discussão de casos.

Na quinta-feira (6), os idosos assistirão ao espetáculo teatral “A Velha a Fiar”, no Teatro Sesc do Pelourinho. Durante todo o mês ocorrerão salas de espera, atividades de socialização, exposições, palestras, rodas de conversa, sessões de cinema com debates, apresentação musical e visita ao Museu da Misericórdia.

O Creasi está estruturado para atendimento geriátrico e gerontológico ambulatorial e atua no Conselho Estadual do Idoso, na articulação e apoio às questões relativas à Política Estadual do Idoso em todas as suas instâncias, em consonância com a Política Nacional do Idoso e do Estatuto do Idoso.

A admissão no Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (Creasi) se dá através de Formulário de Referência próprio, encaminhado pela Rede Básica de Saúde. A Unidade também possui a Farmácia de Componentes Especializados da Assistência Farmacêutica (CEAF) que disponibiliza medicamentos para Doença de Alzheimer, Doença de Parkinson, Dor Crônica, Dislipidemia, Distonia, Osteoporose e Síndrome Coronariana Aguda.

Ascom Creasi
/cespsaúde/idoso/comemora dia

Notícias relacionadas