Notícias /

Secretário da Saúde abre o VII Congresso Brasileiro para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar

29/09/2016 22:36

Na contramão do cenário nacional, a Bahia amplia os investimentos em saúde, abrindo novos leitos e serviços. Este foi o mite da palestra de abertura do secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, no VII Congresso Brasileiro para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar na última quarta-feira (28), em Salvador.

O estado da Bahia tem investido um alto volume de recursos financeiros na saúde e mantido a ampliação do número de unidades com inauguração de hospitais a exemplo do Geral do Estado (HGE2), UPA’s de Vitória da Conquista e Feira de Santana, Hospital da Mulher em fase de acabamento, além dos hospitais da Costa do Cacau e da Chapada, com previsão para serem entregues até o próximo ano. “Todas estas obras estão sendo realizadas com tecnologia de ponta”, destacou Vilas-Boas. Ele ainda reforçou que o estado irá construir o Hospital Metropolitano, em Lauro de Freitas.

De acordo com o titular da pasta, o período exige que os profissionais se reinventem para conseguir fazer mais gastando menos, e isto envolve a engenharia hospitalar, que deverá adequar os espaços e aproveitar os recursos naturais. Como exemplo, ele citou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Feira de Santana, inaugurada no último dia 27, construída aproveitando ao máximo a luz solar para diminuir o uso da energia elétrica.

O evento, que segue até o próximo dia 30, reúne profissionais e estudantes interessados na infraestrutura hospitalar, espaço dedicado à cura e promoção da saúde, que deverá ser projetado atendendo às normas e protocolos específicos, mas visando o bem estar dos pacientes.

Ascom / Sesab