Notícias /

A Vigilância em Saúde Ambiental realiza treinamento sobre sistema de qualidade de água

04/10/2016 12:11

A partir desta segunda-feira (3) até a próxima sexta-feira (7) a coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental (Covisa-Divisa) realiza “Treinamento no Sistema de Informação de Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua)” no Hotel Vila Velha, em Salvador. O curso começa sempre a partir das 8h30.

O Sisagua é um instrumento do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para consumo Humano (Vigiagua), que tem como objetivo auxiliar o gerenciamento de riscos à saúde associados à qualidade da água destinada ao consumo humano, como parte integrante das ações de prevenção de agravos e de promoção da saúde, previstas no Sistema Único de Saúde (SUS).

O recurso armazena informações cadastrais sobre os sistemas e soluções alternativas de abastecimento de água para consumo humano, bem como sobre a qualidade da água proveniente de cada uma das formas cadastradas, inferida pelos prestadores do serviço (controle) e pelo setor saúde (vigilância).

Para este treinamento foram convidados os técnicos dos Núcleos e Bases Regionais de Saúde para que os mesmos atuem como multiplicadores nos municípios de sua abrangência. Além destes, foram convidados técnicos dos 31 municípios do Estado que não possuem informações lançadas no Sisagua para que passem a informar as ações do Vigiagua realizadas em sua área de alcance.

Fonte:Covisa/Divisa

Notícias relacionadas