Notícias /

Endocrinologista ressalta importância da prática do exercício físico para o controle do colesterol

04/10/2016 17:58

“Não existe pílula que substitua o exercício físico. Logo, manter a rotina de exercícios físicos aliada à prática da alimentação saudável é muito importante para ajudar na redução do colesterol”. Isso foi o que pontuou hoje o endocrinologista do Hospital Português, professor de Semiologia Médica e de Clínica Médica da UFBA, e presidente da Sociedade de Endocrinologia e Metabologia da Bahia, Joaquim Custódio, na palestra sobre “Estatinas no Tratamento do Diabetes”, na sessão mensal de atualização em Diabetes, iniciativa do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba), unidade da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), por meio da Coordenação de Educação em Diabetes e Apoio à Rede (Codar).

E o colesterol elevado – o LDL, de baixa densidade, conhecido como colesterol ruim -segundo o professor, deve ser controlado na população em geral, e mais ainda nos pacientes diabéticos, já que esse grupo de pacientes, em relação ao risco para a doença cardiovascular, se assemelha ao que já teve enfarte ou ACV. Nos pacientes em que a doença cardiovascular antecedeu o diagnóstico do diabetes, esse risco é ainda maior. E o crescimento dos casos de diabetes – estima-se que no Brasil selam 14 milhões – aumenta o risco de doença cardiovascular porque, como observou Joaquim Custódio, 40% nem sabem que são diabéticos.

Deixar de fumar

O professor mostrou a importância do uso das estatinas – é o nome dado ao grupo de medicamentos que ajudam a reduzir o colesterol, cujo lançamento comercial é relativamente recente. A primeira estatina é de 1981 e atualmente são sete, sendo sinvastatina, atorvastatina e rosuvastatina as mais conhecidas. Estudos mostram que a redução do LDL, com o uso de estatinas, reduz a doença cardiovascular.

Em muitos casos, segundo o professor, antes de se tornarem diabéticas muitas pessoas já apresentam LDL elevado, obesidade, hipertensão arterial e resistência à insulina. Esse grupo também exige cuidados diante do risco de doenças coronarianas.

Uma forma eficaz de prevenção da doença cardiovascular, conforme explicou Joaquim Custódio, tem que passar também pelo fim do tabagismo, prática de atividade física e alimentação por ajudarem na redução do uso de medicamentos. É preciso – destacou – evitar a medicalização, porque a prática mostra que quanto maior quantidade de medicamentos, maior a resistência do paciente para fazer a adesão ao tratamento.

O controle do colesterol além da prevenção de doenças cardíacas, também protege os rins. Quanto aos efeitos colaterais do fármaco, ele explicou que uma das principais queixas dos pacientes são dores musculares, problema que pode ser minimizado com o ajuste da dose.

A sessão começou com a apresentação sobre “Caravana da Saúde: Uma Experiência de Educação em Sala de Espera”. A estudante de Nutrição Franciele Nascimento mostrou a importância da iniciativa da Codar para os pacientes atendidos no Cedeba, envolvendo estagiários dos cursos de saúde. Ela ressaltou a importância do trabalho, que utiliza o tempo em que os pacientes aguardam o atendimento para ampliar as informações em saúde, trocar conhecimentos e experiências.

Sempre na primeira terça-feira do mês, as sessões de atualização em diabetes têm como clientela a equipe multidisciplinar (Saúde da Família, Centros de Referência e instituições de ensino superior) da capital e do interior, com o propósito de atualizar os profissionais da Atenção Básica, ampliando os conhecimentos sobre os cuidados com o diabetes.

No mês de novembro, como acontece todos os anos, não há sessão de atualização porque todas as ações concentram-se na celebração do Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro. O Cedeba, por meio da Codar, além de marcar a data para seus pacientes, orienta as equipes da Atenção Básica para o movimento mundial que alerta para a necessidade de identificar o diabetes na sua fase inicial e adotar estilo de vida que evite as complicações da doença.

A.M.V. Mtb 694/Ba
Cedeba/sessãoout

Notícias relacionadas