Notícias /

Hospital Roberto Santos promove ações de prevenção e apoio ao tratamento do AVC durante o mês de outubro

05/10/2016 17:59

Em atenção ao Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), comemorado em 29 de outubro, o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) promove, durante todo este mês, ações de prevenção, tratamento e conscientização sobre o mal, que é a principal causa de morte no Brasil e uma das três principais causas de incapacitação física em todo o mundo. O movimento, que faz parte da Campanha Amigos do Roberto Santos, inclui palestras, lançamento de cartilha informativa e mutirão de rastreamento da doença carotídea.

Sob responsabilidade da equipe de cirurgia vascular do HGRS, o mutirão será realizado no dia 20. Vão ser selecionados 100 pacientes maiores de 50 anos que tenham um dos fatores de risco: hipertensão, diabetes, dislipidemia, tabagismo, coronariopatia e/ou história prévia de AVC. Para se inscrever, o cidadão deve comparecer ao segundo andar do edifício anexo ao hospital no dia 18, a partir das 14h.

“A identificação das lesões carotídeas assintomáticas na população de Salvador é uma das nossas iniciativas de combate ao AVC. Se detectadas, o paciente será encaminhado para tratamento no Ambulatório de Doenças da Aorta e Carótidas do HGRS”, explica o cirurgião vascular Leonardo Cortizo, um dos coordenadores do serviço na instituição.

Já a equipe da Unidade de Acidente Vascular Cerebral (UAVC – HGRS) lançará, no dia 25, a cartilha com orientações pós-alta hospitalar. O material objetiva, especialmente, evitar a reincidência da doença, visto que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 20% dos pacientes que tiveram a doença podem sofrer novo AVC um mês após o primeiro, 50% no prazo de um ano e 33% dentro de cinco anos.

Além da distribuição do manual, os profissionais da UAVC organizaram uma capacitação para agentes comunitários de saúde do distrito sanitário do Cabula-Beiru. Dividido em três turmas de 60 pessoas cada, o curso alerta para a gravidade do mal, a importância do tempo no tratamento e quais os serviços habilitados a lidar com elas com excelência no município. Os próximos encontros estão marcados para acontecer nos dias 11 e 18 de outubro, também no prédio anexo ao HGRS.

“A intervenção educativa junto aos agentes e suas comunidades é estratégica, pois são pessoas próximas ao acompanhamento das famílias. São capazes de articular uma atenção primária com a rede hospitalar”, avalia Ludimila Muniz, coordenadora de enfermagem da UAVC.

Segundo ela, os agentes também pode ser fundamentais no trabalho de prevenção dos problemas comuns depois de um AVC. “Em muitos casos, pacientes morrem não pelo AVC como causa direta, mas pelas complicações relacionadas à falta de mobilidade, dificuldade de engolir, lesões por pressão, pneumonia e até depressão. Situações que podem ser prevenidas com informação e continuidade dos cuidados pós-alta”, lembra a enfermeira.

Acidente Vascular Cerebral (AVC) / Derrame

Conhecido também como derrame, o acidente vascular cerebral ocorre quando uma artéria é tapada ou obstruída ou quando se rompe um vaso sanguíneo. A parte do cérebro afetada, então, deixa de receber o oxigênio necessário e neurônios começam a morrer. Identificar rapidamente os sinais do AVC é muito importante porque, a cada minuto, morrem mais neurônios, originando sequelas.

Fraqueza de um dos lados do corpo, boca torta, dificuldade para falar ou entender, visão turva, dupla ou perda da visão e desequilíbrio são sintomas de AVC. Ao primeiro indício, é aconselhado anotar o horário e não oferecer água ou alimentos. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu – 192) deve ser acionado imediatamente.

As atividades da Campanha Amigos do Roberto Santos de prevenção e tratamento do AVC têm apoio da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e da Sonosite, empresa que fornecerá equipamentos para realização do mutirão de rastreamento da doença carotídea.

O serviço de cirurgia vascular do HGRS disponibiliza o telefone (71) 99966-7888 para informações adicionais.

Ascom HGRS
/HGRS/AVC2