Notícias /

Mais uma captação de órgãos é realizada em Santo Antônio de Jesus

06/10/2016 12:28

Mais uma captação de órgão foi realizada esta semana no Hospital Regional de Santo Antonio de Jesus (HRSAJ). A iniciativa e o entendimento sobre a importância da doação de órgãos pela família do doador de 50 anos, vítima de TCE, vão beneficiar um paciente que aguardava na fila de espera para transplante renal, cirurgia que será realizada no Hospital Clériston Andrade, em Feira de Santana, pela equipe de transplantes da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). A última doação registrada no HRSAJ ocorreu no último mês, sendo realizada captação múltipla de órgãos.

Para Talita Brito, presidente da CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes), do HRSAJ, a conscientização e sensibilização da sociedade são “decisivos para a melhoria na realidade do transplante no estado da Bahia”.

Para se tornar um doador de órgão não é necessário registrar por escrito, apenas informar aos familiares do desejo de ser doador. Atualmente a fila de espera para transplante tem em média 2.300 pessoas. Para transplante renal são 1.031. Hoje o Estado mantém sete organizações de procura de órgãos, quatro delas no interior, em Feira de Santana, Itabuna, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista. Mais informações sobre doação e transplante de órgãos confira no www.saude.ba.gov.br/transplantes

Ascom HRSAJ
/hrsaj/captação

http://www.saude.ba.gov.br/novoportal/images/stories/captacao_org_hrsaj.jpg

Notícias relacionadas