Notícias /

Secretaria da Saúde do Estado lança campanha do Outubro Rosa em Vitória da Conquista

06/10/2016 19:33

Neste sábado (8), às 10h, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) lança no município de Vitória da Conquista, a etapa regional da campanha do Outubro Rosa, que prevê realizar mais de 20 mil mamografias na capital e no interior. O evento acontece na Praça Barão do Rio Branco, no Centro, onde uma unidade móvel com mamógrafos ficará instalada, e contará com a presença do secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas.

A unidade móvel tem a capacidade de realizar até 210 mamografias por dia e funcionará todos os dias da semana. Para fazer os exames de rastreamento do câncer de mama não é necessária a solicitação médica. A campanha atende gratuitamente mulheres de 50 a 69 anos, que precisam comparecer aos locais de exame com identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Caso alguma alteração seja verificada na mamografia, elas serão encaminhadas para exames complementares em unidades de referência e, quando necessário, iniciam o tratamento o quanto antes.

De acordo com o titular da pasta da Saúde, “a principal causa de morte por câncer entre mulheres se dá pelo câncer de mama e o diagnóstico precoce pode levar à cura. Além disso, quando precocemente descoberto pode-se evitar o procedimento cirúrgico de retirar a mama por completo, o que, para algumas mulheres, é como uma mutilação, ou ainda evitar procedimentos complementares como quimioterapia ou radioterapia, aumentando a sobrevida dessas pacientes e reduzindo a morbidade”, afirma Vilas-Boas.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que na Bahia 12.530 novos casos de câncer vão acometer as mulheres em 2016, sendo 2.760 de mama. Quando detectado em fase inicial, a doença pode alcançar até 95% de cura.

Mais informações sobre câncer de mama estão disponíveis em http://www.saude.ba.gov.br/outubrorosa

Ascom Sesab
Outubro rosa/pauta conquista

Notícias relacionadas