Notícias /

I Simpósio Regional sobre Controle de Infecção Hospitalar no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus

10/10/2016 12:12

Com o objetivo de melhorar as ações de prevenção e controle de infecção na assistência à saúde, o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus promoveu o I Simpósio Regional sobre Controle de Infecção Hospitalar. O evento contou com a participação dos 32 municípios que fazem parte da Microrregião Leste de Saúde, Clínicas, Universidades e Hospitais, somando o total de 150 profissionais da área de saúde.

Sobre a importância da promoção dos temas discutidos no evento para a região, a palestrante Áurea Paste acredita que o momento desenvolve uma rede de compartilhamento do conhecimento. “Trocamos experiências, reciclamos ideias, reaprendemos. Diálogos como este alteram resultados e modificam o futuro da rotina hospitalar no combate a infecção”, afirma a médica infectologista do Hospital Couto Maia e mestre em infectologia pela Universidade Federal da Bahia.

O Simpósio foi estruturado através de conferências e mesas redondas que trataram sobre temas relacionados à conscientização dos profissionais quanto à importância da política de controle, o aperfeiçoamento das rotinas, a garantia de uma assistência segura ao paciente, além de discutir o uso racional de antimicrobianos e a importância da higienização das mãos na prevenção dessas infecções.

Para a participante e professora universitária, Nívea Tosta, o Simpósio deixa claro o cuidado que o profissional deve ter no controle da infecção na rotina de trabalho. “Nós profissionais, temos a responsabilidade de evidenciar e disseminar as boas práticas, os protocolos existentes no dia a dia da rotina de trabalho, além da promoção à prevenção na comunidade em geral”, garante a também cirurgiã dentista.

O Simpósio foi uma realização da Comissão Organizadora de Eventos Científicos do Hospital Regional de Santo Antonio de Jesus.

A.C. DRT 4530/Ba
Santo Antônio de Jesus

Notícias relacionadas