Notícias /

Bahiafarma recebe prêmio Benchmarking Saúde Bahia

14/10/2016 19:30

Laboratório conquista o reconhecimento mais importante do setor no Estado, na categoria Empreendedorismo Público, pelos avanços no desenvolvimento de produtos de saúde

A Bahiafarma recebeu, o prêmio Benchmarking Saúde Bahia 2015-2016, mais importante reconhecimento do setor no Estado. O laboratório conquistou a categoria especial Empreendedorismo Público, pelos avanços obtidos nos últimos anos, em especial no desenvolvimento de novos produtos para o Sistema Único de Saúde (SUS). A cerimônia de entrega dos prêmios foi realizada nesta quinta-feira (13), no Solar Cunha Guedes, em Salvador.

“É um prêmio muito merecido, porque a Bahiafarma teve muito destaque no setor nos últimos meses – e esse avanço foi percebido pelo mercado”, disse o idealizador da premiação, Reinaldo Braga. Apenas este ano, o laboratório obteve registro, pela Anvisa, para produção e distribuição de três produtos de saúde até então inéditos no sistema público brasileiro, os testes rápidos Zika IgG / IgM; Zika NS1 e Chikungunya IgM. E outros produtos já desenvolvidos pela empresa devem ser registrados nos próximos meses.

O diretor-presidente da Bahiafarma, Ronaldo Dias, enfatizou, no discurso de agradecimento, o acerto da administração pública estadual em incentivar a produção local de medicamentos e produtos de saúde. “Este prêmio é um reconhecimento à visão estratégica do governo do Estado, tendo em vista o fortalecimento e a descentralização do Complexo Industrial da Saúde do País e a consolidação de uma indústria farmacêutica e biotecnológica na Bahia”, ressaltou o executivo.

Dias também lembrou a importância da atuação dos laboratórios oficiais na produção de itens de qualidade para o SUS. “O investimento em pesquisa e desenvolvimento dos laboratórios públicos é essencial para a construção de um sistema de saúde de qualidade”, afirmou.

Bahiafarma

A Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos (Bahiafarma) é um laboratório farmacêutico público que tem como objetivo desenvolver e fornecer produtos, serviços e inovação tecnológica para a saúde pública do País. Integra a administração pública indireta do Poder Executivo do Estado da Bahia, vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Tem como metas minimizar a dependência do Estado da Bahia da importação de produtos e tecnologia, atuando de forma competitiva e econômica para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Notícias relacionadas