Semana Criança Segura teve participação de profissionais da Sesab

14/10/2016 11:55

Trazendo alertas sobre os acidentes na infância, foi realizada esta semana, na Escola Superior da Defensoria Pública, a terceira edição do Seminário Criança Segura, evento promovido pela Rede de Consumo Seguro e Saúde/ Bahia. O evento, que integrou a Semana Criança Segura, teve como objetivo alertar a sociedade sobre riscos de acidentes envolvendo o público infantil.

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) esteve representada no encontro por profissionais do Centro Antiveneno da Bahia (Ciave) e Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa). O diretor do Ciave, Daniel Rebouças, destacou a grande ocorrência das intoxicações em crianças até cinco anos, causadas principalmente por produtos químicos de uso doméstico (higiene e limpeza) e medicamentos. Ele também apresentou os principais cuidados que devem ser tomados na compra, uso e armazenamento seguro destes produtos dentro das residências.

Foram debatidos os dados estatísticos de acidentes com crianças, as ocorrências de intoxicações com medicamentos e saneantes, abusos cometidos pela publicidade direcionada ao público infantil e a realidade cotidiana dos acidentes, sob a perspectiva do Corpo de Bombeiros. Estiveram presentes também representantes das diversas entidades que compõe a Rede, incluindo Inmetro, Anvisa, Ibametro, Procon, IPEM/MT, Codecon, Corpo de Bombeiros, pesquisadores, profissionais de hospitais e entidades de classe, dentre outros.

Consumo Seguro

A Rede de Consumo Seguro e Saúde foi criada com o objetivo de contribuir com a conformação e consolidação dos sistemas nacionais e regionais destinados a fortalecer a segurança dos produtos. Na Bahia, existe desde 2013 uma Rede formada por órgãos públicos e entidades da sociedade civil, que vem unificando esforços, atuando de forma integrada no monitoramento do mercado, bem como viabilizando o intercâmbio de informação e experiências, a difusão da temática e educação sobre segurança dos produtos de consumo e seu impacto na saúde.

Nesse contexto, se insere o Projeto Semana Criança Segura, prevista para acontecer no mês de outubro, em virtude do grande fluxo de mercadorias relacionadas ao Dia das Crianças. A Rede de Consumo Seguro e Saúde/ RCSS na Bahia é composta, atualmente, por 27 órgãos e entidades das áreas pública e privada.

Fonte: Ciave
Ciave/criança