Notícias /

Crianças e adolescentes atendidos no Cedeba tiveram manhã de muita alegria

17/10/2016 17:15

Num clima de muita animação e alegria, crianças e adolescentes atendidos no Setor Infanto -Juvenil ( SIJU), do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba), contaram na manhã de hoje com atividades comemorativas do mês da criança, que prosseguem até quarta-feira. E segunda-feira é sempre o dia de mais movimento, de pacientes das mais diferentes cidades do interior da Bahia e da capital, em busca de assistência especializada. Além diabetes e obesidade, também são atendidos os casos de distúrbios endócrinos, como puberdade precoce, atraso no crescimento, dentre outros.

A presença dos Terapeutas do Riso, da Obras Sociais Irmã Dulce, com suas roupas e maquiagem extravagantes, e muitas brincadeiras, despertou a atenção até dos adultos que acompanhavam os pequenos pacientes. Crianças e adolescentes participaram de números de malabarismo e de jogos que exigem atenção. Fernando José da Silva, de 15 anos, foi muito aplaudido quando aceitou mostrar sua habilidade com os malabares.

A presença alegre dos palhaços, que se identificam como “médicos – “Dr.Bacural” e “Dra. Ciranda Sambalelê” – contagiou até pacientes adultos que passavam pelo local onde eles se apresentaram, porque não escapavam das brincadeiras. Os profissionais que trabalhavam no Cedeba também não puderam fugir brincadeiras feitas pelos Terapeutas do Riso.

Capital e interior

Edivã dos Santos, que veio de Santa Bárbara trazendo os filhos Isabela (9 anos) e Alisson (11), estava muito alegres ao perceber a participação das crianças nas brincadeiras. Mas sua alegria é ainda maior com os resultados do tratamento que os filhos vêm recebendo no Cedeba. Os dois – ele tem oito filhos – têm atraso no crescimento. Disse: “estou muito animado porque as roupas de Alisson estão ficando apertadas e os sapatos pequenos, em conseqüência do crescimento.”

Uma das pacientes mais animadas era Ana Beatriz de Jesus, de 11 anos. Ela veio com a mãe, de Barrocão, na rural do município de Jacobina.Viajou durante a noite para a consulta hoje pela manhã, mas era só alegria. Com diabetes, está no Cedeba há quatro meses, e com naturalidade diz que “controlo mais ou menos a alimentação”, mas promete que está se esforçando para seguir a orientação da endócrino pediatra e da nutricionista.

De Salvador, Rosângela Maria Freitas, que trouxe a neta Alexandra dos Santos, de seis anos, residente em Simões Filho, para a consulta gostou muito da programação de hoje. “É muito bom trazer alegria para as crianças. Sempre”. Após a apresentação dos palhaços as crianças lancharam e receberam brindes. Na programação de amanhã, terão oficina de maquiagem e na quarta- feira, um lanche especial.

A.M.V. Mtb 694/Ba
Cedeba/diadacriança

Notícias relacionadas