Notícias /

Hospital Geral de Vitória da Conquista e Bioimagem no Outubro Rosa

17/10/2016 21:20

Aderindo à Campanha do Outubro Rosa, desde o início do mês de outubro o Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) vem trabalhando o tema, tanto com a conscientização quanto através de ações. Em parceria com a equipe de Bioimagem, entre o último dia 12 e hoje (17), um Mutirão de Mamografia atendeu mais de 80 mulheres entre funcionárias e familiares que se enquadram no grupo de risco.

A ação é de extrema importância, pois para grande parte das funcionárias o Mutirão proporcionou a primeira mamografia, o que além de prevenir, já coloca o exame na rotina anual da paciente.

Outubro rosa

O mês de outubro é conhecido pelas ações de prevenção contra o câncer de mama. É a época do ano em que a cor rosa toma conta das unidades de saúde e o tema é explanado o máximo possível. O câncer de mama é um dos mais comuns entre as mulheres, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano.

As estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Por isso, as campanhas são importantes, pois quanto antes se descobre sobre o câncer de mama, maior a chance da cura.

A servidora do HGVC Maria Teresa Souto faz a mamografia a cada dois anos, mas dessa vez ela realizou o exame através do Mutirão e apontou os benefícios: “Eu acho muito importante, às vezes nós não temos aquela agilidade de marcar e fazer o exame, porque sabemos que vai demorar. Aqui não, chegamos e já encontramos tudo prontinho. Essa oportunidade de não precisar deslocar de casa pra ir ao consultório é muito boa e a gente pode cuidar da saúde. Fui muito bem atendida pela equipe da Bioimagem, o atendimento foi nota 10!”.

As mamografias passaram por um médico especializado, e nos casos em que houver necessidade, as pacientes serão encaminhadas para uma mastologista do HGVC.

Além disso, no dia 27/10 às 10 horas, acontecerá uma roda de conversa voltada para as funcionárias do HGVC, com a médica mastologista Lygia Vieira que atende na Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACOM), e com a enfermeira Simone Galvão.

Ascom do HGVC
Vitória da Conquista/rosa

Notícias relacionadas