Notícias /

Sesab promove Curso Básico de Imunização para profissionais de saúde

17/10/2016 11:54

Atualizar os profissionais de saúde em vacinas, na perspectiva de prepará-los para o cumprimento das boas práticas e prática segura de vacinação, e, além disso, promover a multiplicação para as equipes multidisciplinares dos serviços de saúde da Rede SUS são os objetivos da realização do Curso Básico de Imunização, que acontece no período de 17 a 21, no Hotel Vilamar, em Salvador. O curso é promovido pela Secretaria da Saúde do Estado, via Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep).

De acordo com o coordenador do Programa Estadual de Imunização, Ramon Saavedra, inicialmente o curso vai atender aos profissionais dos municípios da Região Metropolitana de Salvador e da Região de Cruz das Almas. “Serão 40 horas de treinamento e estamos contando com enfermeiros e técnicos de 25 municípios. Esse curso será ofertado continuamente para todas as regiões de saúde da Bahia”, explicou Saavedra.

Entre os assuntos que serão abordados estão: Conhecimento sobre vacinas, soros e imunoglobulinas e estabilidade dos imunobiológicos; Calendário e Esquema Básico de Vacinação, acolhimento, abordagem e administração das vacinas; Rede de Frio: fluxo e funcionamento da Central de Estoque, Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos, Prática Segura com os imunobiológicos e vacinas sob suspeita, entre outros.

Este módulo pretende contribuir para a formação e atualização do profissional de enfermagem no cumprimento das boas práticas das ações de vacinação incluindo a multiplicação deste curso para os trabalhadores da equipe multidisciplinar da rede SUS, a partir da introdução do histórico, arcabouço jurídico legal do Programa Nacional de Imunizações, conceitos básicos de vigilância das doenças imunopreveníveis, sistema imune e detalhamento dos processos de trabalhos dos pilares das ações de imunizações no SUS na Bahia.

L.S./M.Tb.Ba-909
/vacinas/geral/curso

Notícias relacionadas