Notícias /

Ampliação do atendimento para obesos é destaque em seminário

19/10/2016 19:32

Fator de risco para várias doenças como hipertensão, diabetes, esteatose hepática (gordura no fígado), problemas circulatórios, colesterol elevado, problemas ortopédicos e depressão, a obesidade foi tema de um encontro realizado nesta quarta-feira (19), no Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). O seminário Obesidade: Dignidade – Saúde e Justiça, uma iniciativa do movimento social Coletivo das Pessoas com Obesidade, em parceria com o Tribunal de Justiça da Bahia, faz parte da programação sobre o dia Nacional de Prevenção a Obesidade, comemorado no dia 11 de outubro.

De acordo com o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, a obesidade é um dos fatores que acabam impactando nos indicadores da saúde. Para a melhoria desses indicadores, o gestor apontou ações que a Secretaria da Saúde do Estado vem desenvolvendo como a ampliação da capacidade de atendimento do Núcleo de Obesidade do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba). Segundo Fábio Vilas-Boas existe ainda a intenção de levar para as policlínicas, que estão sendo construídas no interior do estado, ambulatórios de obesidade, que seguirão as diretrizes do Cedeba.

O secretário Fábio Vilas-Boas, durante a abertura do evento, falou também da importância da prevenção à obesidade. “Temos que tratar as causas da obesidade e não as conseqüências e, para isso, é necessário o envolvimento da população junto com o governo. A forma mais econômica e eficaz é sempre a prevenção”, afirmou.

Um dos temas apontados pelo desembargador Mário Augusto Albiane Júnior foi a judicialização da saúde. “Este é um tema de relevância para a sociedade e que impacta no funcionamento do judiciário”, afirmou o desembargador em sua exposição na abertura do seminário. Ele disse que o encontro tem como objetivo aprofundar o tema.

L.R. DRT 2.600/BA
Seminário/obesidade

Notícias relacionadas