Notícias /

Profissionais do Hospital Dantas Bião participam de Treinamento em Primeiros Socorros

19/10/2016 19:41

A equipe do Hospital Regional Dantas Bião (HRDB) realizou nesta quarta-feira, (19), mais uma capacitação para os colaboradores da unidade. O Treinamento em Primeiros Socorros, voltado para o Atendimento de Emergência e BLS – Suporte Básico de Vida, foi organizado pelo setor de Segurança do Trabalho e ministrado pela enfermeira Rita Maia, que possui extensa experiência e conhecimento na área.

Durante o treinamento, Rita Maia esclareceu que procedimentos de emergência (os quais devem ser aplicados às vítimas de acidentes), o mal súbito ou em perigo de vida, com o intuito de manter sinais vitais, não substituem o médico, a enfermeira ou a equipe técnica. “Um dos principais fundamentos dos Primeiros socorros é a obtenção de assistência médica em todos os casos de lesão grave. Os primeiros socorros devem ser prestados sempre que a vítima não tem condições de cuidar de si própria, recebendo um “primeiro atendimento” e, logo em seguida, deve-se acionar o atendimento especializado”.

Rita Maia sinalizou ainda que o conhecimento pode salvar vidas. Ela afirma que é extremamente importante que todo colaborador tenha noção dos primeiros socorros. “Com este treinamento os colaboradores das áreas administrativas e operacionais poderão contribuir muito, se for necessário prestar atenção, até que a equipe especializada chegue ao local”, explicou a enfermeira.

Daniel Ramos, técnico de Segurança do Trabalho, reforçou as orientações destacando que os primeiros socorros, quando aplicados com eficiência, significam a diferença entre a vida e a morte, recuperação rápida e hospitalização longa ou, invalidez temporária e invalidez permanente. “A expressiva participação de mais de 60 funcionários hoje no treinamento mostra que eles desejam se manter atualizados. A direção do hospital está atenta às questões e não tem medido esforços para que a equipe esteja constantemente adquirindo novos conhecimentos”, disse Ramos.

Para o funcionário Paulo Cruz, o treinamento foi positivo. “Hoje tivemos um dia bastante produtivo, recebemos informações que poderemos usar não só no ambiente de trabalho, mas também com famíliares ou até com desconhecidos. Aprendemos hoje como agir, caso aconteça algum imprevisto”. Outro colaborador do Hospital Dantas Bião, Laércio Souza, concorda com o colega de trabalho e acrescenta: “Esses treinamentos são importantes porque nos capacita corretamente para agir no caso de uma emergência, até a chegada do Samu, ou um especialista na área”, concluiu.

Ascom HRDB
/Dantas Bião/primeiros socorros

Notícias relacionadas