Notícias /

Palestras marcam o Outubro Rosa no Creasi

20/10/2016 20:38

O câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer em mulheres e a quinta causa de morte por câncer na população geral, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No início do mês, durante o lançamento oficial da campanha Outubro Rosa, na Bahia, o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, alertou: “a principal causa de morte por câncer entre mulheres se dá pelo câncer de mama e o diagnóstico precoce pode levar à cura”. A frase dá o tom da importância de conscientização sobre a doença, ainda repleta de mitos e preconceitos.

No Creasi, as ações de conscientização fazem parte da programação do mês do idoso e as atividades nas praças da unidade enfatizam a importância da prevenção do câncer de mama. As enfermeiras abordam a patologia, ressaltam a importância de a mulher ficar atenta às alterações suspeitas e recomendam a realização de mamografia. As assistentes sociais da informam que o Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia e orientam para os locais onde são realizadas. A nutricionista aponta sobre a necessidade da alimentação saudável e as fisioterapeutas relacionam o impacto da atividade física na qualidade de vida, com exibição de vídeos.

Nesta quinta-feira (20), o Núcleo de Atenção Gerontológica (NAG) trabalha nos grupos terapêuticos a promoção e prevenção do câncer de mama a partir dos aspectos inerentes ao autocuidado. A diretora do Creasi, Mônica Hupsel Frank, salienta que o autocuidado é abordado diariamente nas consultas com as equipes técnicas e no mês de outubro as ações são intensificadas.

Para a geriatra, “é importante estimular a participação do idoso no controle do câncer de mama tanto compartilhando informações, promovendo a conscientização sobre a doença, como proporcionando um melhor acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento”. Dona Graça Silva concorda. A idosa conta que passou a ficar mais atenta sobre os cuidados para prevenir o câncer de mama, através do Creasi. “Se eu souber que tenho a doença no início, posso ser curada, por isso me cuido”, afirma.

No encerramento das atividades referentes ao Outubro Rosa, nesta sexta-feira (21), o Creasi recebe a fisioterapeuta Ivana Cedraz, do Centro Estadual de Oncologia (Cican), para falar sobre “a atuação da fisioterapia no câncer de mama”, às 10h, na sala de aula. A palestra será aberta ao público e para participar é necessário que seja feita inscrição através do e-mail creasi.comunicacao@gmail.com. Mais informações pelo telefone (71) 3270-5815.

Fonte: Creasi
Creasi/outubro rosa

Notícias relacionadas