Notícias /

Centro de Referência do Idoso promove palestra sobre Câncer de Mama

21/10/2016 17:17

O Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do idoso (Creasi) recebeu esta manhã a fisioterapeuta Ivana Cedraz, do Centro Estadual de Oncologia (Cican) como parte da programação da unidade sobre o Outubro Rosa, que vem acontecendo desde o dia 17.

Com uma platéia interessada e ávida por informações, Ivana Cedraz abordou a história, o que é o câncer de mama, os fatores de risco, os sintomas, como prevenir, e esclareceu dúvidas dos idosos da Unidade.

Maria José Cerqueira, paciente de 76 anos, aproveitou a oportunidade e relatou a sua experiência. Há um ano, descobriu que tinha nódulos na mama. “Depois que comecei a ser paciente do Creasi, faço a mamografia todo ano. Descobri nódulos benignos, recebi todas as orientações a respeito e me despreocupei, porque a gente nunca sabe o que pode acontecer”, contou.

A fisioterapeuta ressaltou a importância do contato com o público para falar sobre o tema e salientou que é preciso que o paciente saiba o porquê da necessidade de fazer a mamografia. “O câncer de mama tem cura, mas é preciso ser diagnosticado logo no início”. A profissional destacou ainda os serviços que o Cican oferece, e que o Centro possui uma equipe de fisioterapeutas especializada em oncolongia.

Ascom do Creasi
Idoso/mama

Notícias relacionadas