Notícias /

Entregues novo espaço da bioimagem e arco cirúrgico no Hospital Geral de Vitória da Conquista

24/10/2016 18:06

O governador Rui Costa e o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas inauguraram, nesta segunda-feira (24), as instalações da primeira sala de raio-x do Centro de Bioimagem do Hospital Geral de Vitória da Conquista. A unidade também recebeu um arco cirúrgico, equipamento que possibilita procedimentos cardiovasculares, ortopédicos e neurocirúrgicos minimamente invasivos.

De acordo com Rui, a ampliação do hospital e os novos equipamentos têm como objetivo atender melhor a população da cidade. “Tudo o que estamos fazendo é para aumentar a qualidade do atendimento para o povo. Estamos entregando equipamentos de imagem novos, como um tomógrafo de 16 canais. O que tinha no hospital era de apenas dois canais. Com este novo, além da qualidade da imagem ser superior, vai incorporar muitos exames que não eram realizados aqui. Também quero iniciar, em breve, a construção da policlínica, para atender, com diversos exames, as cidades dessa região”.

De acordo com Luciene Santos, enfermeira e coordenadora do centro cirúrgico do hospital, são realizadas 20 cirurgias por dia na unidade. Com a nova aquisição, os cirurgiões terão dois arcos à disposição. “O arco cirúrgico mostra para o médico, em tempo real, a órtese, a prótese que ele está colocando. Em qualquer parte do corpo, como coluna para o neurocirurgião, em membros para ortopedista e para a cirurgia geral, também na exploração das vias biliares, vascular, para exploração de veias através de contraste, é possível dar mais segurança no procedimento”.

Outubro Rosa

O governador Rui Costa visitou ainda o Rastreamento do Câncer de Mama, do programa estadual Saúde sem Fronteiras, que começou na cidade no último dia 8 e vai até 27 de outubro, realizando 230 mamografias por dia em mulheres de 50 a 69 anos. Nos casos em que é identificada alguma alteração na mama, as pacientes também são submetidas a ultrassom e punção. A servidora pública, Estela Correia, de 54 anos, esteve entre as mulheres que aproveitaram a estrutura montada pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), em Vitória da Conquista. “Uma ação importantíssima. Um ótimo atendimento. Tudo excelente”, elogiou a participante. Durante a agenda, Rui estava acompanhado do secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas.

Secom
HGVC/arco c

Notícias relacionadas