Notícias /

Caminhão vitrine alerta população sobre perigo do Aedes aegypti

26/10/2016 20:20

Teatro, música e prevenção. A combinação inusitada foi à fórmula encontrada pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) para chamar atenção da população sobre a necessidade de prevenir e combater os focos do mosquito Aedes aegypti, sobretudo, às vésperas do verão.

Um caminhão vitrine, equipado com som de alta qualidade, é palco para inúmeras apresentações teatrais de cunho educativo, onde adultos e crianças aprendem como cuidados simples podem evitar criadouros. “As estatísticas apontam que mais de 70% dos focos do Aedes aegypti estão nas residências. Ações como tampar os tonéis e caixas d’água, manter as calhas sempre limpas, deixar as garrafas sempre viradas com a boca para baixo e preencher os pratos de plantas com areia são atividades simples que podem fazer uma diferença enorme nos índices de infestação”, afirma o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas.

A iniciativa itinerante já circulou nas cidades de Teixeira de Freitas, Ilhéus, Itabuna, Itaberaba e Feira de Santana. O próximo destino é Camaçari e a perspectiva é ampliar as ações de mobilização junto à sociedade até o final do ano.

O Ministério da Saúde também tem reunido esforços no combate ao Aedes aegypti, convocando o poder público e a população. O governo federal mobilizou todos os órgãos federais para atuar conjuntamente neste enfrentamento, além da participação dos governos estaduais e municipais. Neste ano, diversas ações foram organizadas em parceria com outros órgãos e entidades, como a mobilização que contou com 220 mil militares das Forças Armadas; a mobilização nas escolas, que marcou o início do ano letivo com instruções aos alunos de como prevenir as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti; além da faxina promovida pelo Governo Federal com servidores públicos, cujo objetivo foi inspecionar e eliminar possíveis focos do mosquito em prédios públicos.