Notícias /

EFTS celebra o Outubro Rosa

31/10/2016 14:54

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar (INCA), o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais incidente na população feminina mundial e brasileira. Para conscientizar a população a respeito do câncer de mama, foi criado na década de 90, o movimento Outubro Rosa. A ideia logo se espalhou pelo mundo, chegando ao Brasil através de iniciativas públicas e privadas.

Tendo em vista a importância deste movimento, a Escola de Formação Técnica Professor Jorge Novis (EFTS) sempre esteve atenta e preocupada em promover a conscientização sobre a doença e alertar seus servidores, colaboradores, alunos e alunas, sobre formas preventivas e de combate ao câncer de mama. O empenho fortalece um dos papéis sociais da EFTS: educar e zelar pela saúde em prol da vida.

Esse ano, ao propor o “Dia Rosa”, a EFTS inseriu a participação direta dos alunos do Curso de Saúde Bucal, promovendo uma interseção com um dos conteúdos trabalhados em sala: o planejamento em saúde.

Os alunos construíram uma “árvore do cuidado”, com enfoque delineado a partir da análise da incidência do câncer de mama nas mulheres e na descrição dos fatores de risco, sintomas e ações de prevenção e cuidado frente à doença.

A árvore foi apresentada pela aluna Tereza Cristina que, em nome da turma, alertou os participantes sobre a prevenção enquanto palavra chave para o câncer de mama: “prevenir tem que ser a prioridade quando o assunto é o câncer de mama. As mulheres precisam ficar atentas à doença e, o laço rosa não pode ficar restrito ao mês de outubro, é preciso falar sobre a saúde feminina o ano inteiro”, alerta.

A Diretora da EFTS, Maria José Camarão, aproveitou o momento para ressaltar a importância de um olhar cuidadoso também sobre a alimentação “é preciso lembrar que a alimentação é fator primordial para a promoção da saúde. Uma alimentação inadequada, rica em produtos enlatados pode contribuir para diversas formas de câncer”.

Além da árvore, a EFTS foi decorada com uma exposição fotográfica contendo homens e mulheres mastectomizados, rosas e informativos sobre o câncer de mama. Os participantes puderam ainda realizar o exame mamográfico em uma prótese de silicone. O Dia Rosa foi encerrado pela Gerente de Ensino e Pesquisa da EFTS, Patrícia Dantas que recitou a poesia “Aviso da Lua que menstrua”, de Elisa Lucinda.

Nos anos de 2014 e 2015, a data também foi celebrada com uma série de ações, com foco na atenção à saúde feminina, com palestras do Projeto Tocando Salvador, da Ong Fio de Esperança, rodas de conversas e depoimentos de pessoas que superaram o câncer.

Fonte: EFTS
EFTSNovis/rosa

Notícias relacionadas