Notícias /

Programa de Combate ao Racismo Institucional: Assistência Religiosa nas Unidades Hospitalares da Sesab

31/10/2016 13:15

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), por meio da Superintendência de Atenção Integral à Saúde (SAIS), em parceria com a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, realizará no próximo dia 23, das 8h30 às 12h30, no auditório do Ministério Público da Bahia, em Nazaré, um encontro para implementação do Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI): a Portaria Estadual n° 880/2014, que trata da assistência religiosa na Rede Sesab.

O objetivo do encontro é promover a discussão em torno da implementação do PCRI, no que se refere à assistência religiosa na rede hospitalar da Sesab, fundamentada na Portaria Estadual n. 880/2014. O PCRI visa fortalecer o princípio da equidade em saúde, contribuindo com a mudança de atitudes que determinam o atendimento discriminatório das pessoas, resultantes de preconceito inconsciente, ignorância, falta de atenção ou de estereótipos racistas. O público-alvo do evento são trabalhadores da rede SUS-Ba, representantes religiosos de todas as matrizes e representantes do Comitê Técnico Estadual de Saúde da População Negra.

A atividade faz parte da celebração do Novembro Negro e da Década Internacional do Afrodescendente, estabelecida através da resolução n.68/237 da Organização das Nações Unidas (ONU) e Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), e instituída no Estado da Bahia pelo Decreto nº 16.320/2015.

A Década Afrodescendente tem como finalidade promover o respeito, proteção e cumprimento dos direitos humanos da população negra, com a promoção da igualdade racial e eliminação do racismo e de todas as formas de discriminação, através da implantação/implementação de ações voltadas para os povos afrodescendentes, abraçando o lema do “Reconhecimento, Justiça e Desenvolvimento”.

Fonte:Área Técnica de Saúde da População Negra  
Saúde da População Negra/evento

Notícias relacionadas