Equipe do Hospital Regional Dantas Bião realiza mais uma captação de órgãos

03/11/2016 17:23

O Hospital Regional Dantas Bião, em Alagoinhas, registrou mais uma captação de órgãos. O gesto de solidariedade da família do doador, F. S., beneficiará pacientes que esperam na fila por um transplante.

O doador teve o diagnóstico de morte encefálica confirmado e, após realização de todos os testes comprobatórios determinados pela legislação brasileira, e seguidos os requisitos do processo, que incluem a concordância da família do doador, aconteceu a captação das córneas.

A enfermeira responsável pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do HRDB, Lashime Andrade, informa que o paciente com diagnóstico de morte encefálica internado em hospital é um doador em potencial e após essa confirmação, o contato e diálogo com a família é crucial. “Quando acontece a morte encefálica, a família é informada da possibilidade de doação dos órgãos, onde procuramos tirar todas as dúvidas e detalhamos todo o processo de captação. Caso a família concorde, uma série de exames são feitos para confirmar o diagnóstico; inclusive a notificação da morte encefálica é obrigatória por lei.”.

O enfermeiro Matheus Santiago destaca que para se tornar um doador de órgãos, não é necessário registrar por escrito, mas é importante informar aos familiares o desejo de ser doador. “Não é necessário que o doador deixe autorizado por escrito, entretanto é importante que a família saiba que ele é doador, por isso, o contato e os esclarecimentos à família são essenciais para que a autorização seja dada e assim realizada a captação; sabemos que é um momento de dor, respeitamos e buscamos dar o máximo de orientação à família”, informou Santiago.

A.S. DRT 2055
Dantas Bião/córneas