O papel do cidadão no controle social será tema de seminário no HGCA

03/11/2016 17:21

“O Papel do Cidadão no Fortalecimento do SUS” é o tema do 1º Seminário da Ouvidoria SUS do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA). O evento será realizado dia 1º de dezembro, das 8 às 12 horas, no auditório da unidade. Estudantes, pacientes, acompanhantes e servidores do Clériston Andrade podem participar do encontro, que tem como objetivo divulgar o trabalho desenvolvido pela ouvidoria e debater a importância da participação do cidadão neste processo.

De acordo com Isadora Ribeiro, coordenadora da Ouvidoria SUS do HGCA, o trabalho da ouvidoria leva à tomada de medidas no sentido de corrigir e prevenir possíveis falhas ou omissões na prestação do serviço, possibilitando assim a melhoria da assistência à saúde. “A participação do cidadão se dá através da procura do setor ouvidoria para fazer sua manifestação e posterior acompanhamento da resposta obtida, contribuindo assim com o fortalecimento e aprimoramento do SUS”, disse Isadora.

A ouvidoria SUS é o setor responsável pela mediação entre o pleito do cidadão e a administração dos serviços hospitalares. Este setor disponibiliza informações diversas, além de ouvir e analisar as solicitações, sugestões, elogios, reclamações e denúncias dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Para participar do seminário, os interessados devem enviar um e-mail para hgca.ouvidoria@saude.ba.gov.br e informar o nome completo, telefone e instituição de ensino, caso seja estudante.

8 às 9 horas – Importância de uma Ouvidoria SUS – Valdênia Bittencourt

9 às 10 horas – Conhecendo a Ouvidoria SUS Bahia – Celurdes Carvalho

10 às 11 horas – O Papel do Cidadão no Controle Social – Representante do Conselho Municipal de Feira de Santana

A entrada será 1 Kg de alimento, a ser doado para Associação de Apoio a Pessoas com Câncer – AAPC.

Fonte: ASCOM/HGCA
Clériston Andrade/controle social