Notícias /

Hospital Dantas Bião atualiza profissionais com treinamentos

04/11/2016 19:06

Integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) do Hospital Regional Dantas Bião, participaram nesta sexta-feira (4) de mais uma etapa do programa de treinamentos aplicados pelo Serviço de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).

O treinamento realizado pelo engenheiro de Segurança do Trabalho, Cláudio Estevão, tratou de vários aspectos relacionados à prevenção de acidentes ocupacionais e à saúde dos profissionais que atuam na unidade, tipos de acidentes de trabalho, medotologia de investigação e análise de causas de acidentes do trabalho na área de Saúde, e ainda os riscos biológicos a que estão expostos os trabalhadores, dentre outros.

“Os profissionais devem realizar atribuições importantes como: elaborar e avaliar planos de trabalho para prevenção em segurança e saúde no trabalho, verificar situações de risco, participar da elaboração de mapas de risco, divulgar todas as informações sobre segurança, promover modificações nos ambientes de trabalho e implementar medidas de prevenção e avaliação de prioridades”, informou.

Outra etapa do treinamento contou com a participação do engenheiro clínico, Giácomo Grandi, profissional que exerce uma função de extrema importância dentro de uma unidade hospitalar. Grandi percorreu o hospital com os participantes, apresentando à equipe as funcionalidades da estrutura do HRDB, abordando medidas de controle e segurança do ambiente hospitalar, a manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos médico-hospitalares, no âmbito da instituição, gerenciamento de risco, melhorias na qualidade, atendimento à demanda de pacientes, entre outros.

Avaliação – O técnico de segurança do trabalho do HRDB, Daniel Ramos, garante que o treinamento é um dos meios de desenvolver competências das pessoas para se tornarem mais produtivas, criativas, inovadoras e, principalmente, seguras. “A direção do Hospital Dantas Bião tem a preocupação de não só manter os profissionais atualizados, mas principalmente, seguros em suas atividades, o que reflete de maneira positiva na assitência aos pacientes”.

jornalista A.S Ascom HDB