Notícias /

Sesab realiza I Encontro de Serviços Residenciais Terapêuticos da Bahia

04/11/2016 18:44

Nos dias 9 e 10 ocorre o I Encontro de Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT) da Bahia, no Espaço Cultural 2 de Julho, Canela, em Salvador, com o objetivo de garantir o processo de qualificação dos profissionais e fortalecer as ações do processo de desinstitucionalização, em curso no Estado.

O evento, que é promovido pela Secretaria da Saúde do Estado, através da Superintendência de Atenção Integral à Saúde e Diretoria de Gestão do Cuidado (SAIS/DGC), em parceria com o Ministério da Saúde, é voltado para os profissionais dos municípios que possuem SRT. A expectativa é que cerca de 200 profissionais e técnicos de referência dos 23 SRT e nove Núcleos Regionais de Saúde (NRS) participem do encontro.

A Portaria GM/MS 3.088/2011 institui os pontos de atenção à saúde para pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo àquelas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), e também define que a estratégia de desinstitucionalização consiste num dos componentes da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Com isto, os SRT se configuram como ponto de atenção estratégico no processo de desospitalização e reinserção social de pessoas longamente internadas nos hospitais psiquiátricos ou em hospitais de custódia.

Para informações sobre o processo de inscrição, os municípios devem entrar em contato com a Área Técnica de saúde mental, através do email: saudemental.ba@gmail.com

Fonte: CPT/DGC

Notícias relacionadas