Notícias /

Iniciada Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho no hospital da Criança

07/11/2016 21:24

O Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) do Hospital Estadual da Criança (HEC) iniciou, nesta segunda-feira (7), a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) de 2016. O evento é organizado todo ano e busca alertar os colaboradores da unidade hospitalar quanto aos acidentes de trabalho, às doenças ocupacionais e a qualidade de vida dos mesmos.

Com o tema “Qualidade de vida no ambiente laboral”, o evento conta com uma programação organizada desta segunda-feira (7) a quarta-feira (9) e na sexta-feira (11). A equipe busca, através de palestras, vacinação, distribuição de preservativos e folders, orientar e conscientizar os colaboradores.

De acordo com Noemia Melo, técnica em segurança do trabalho do HEC, a SIPAT é uma das atividades obrigatórias para todas as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CIPA) em conjunto com o SESMT. “Devemos realizar esta semana com uma freqüência anual, pois a SIPAT lucra com a promoção da saúde do trabalhador, aumento da produtividade dele e na valorização da vida. Além disso, busca orientar os colaboradores da unidade sobre a importância dos cuidados com a saúde, que refletem no trabalho desenvolvido por eles”, explica.

Serão realizadas as seguintes palestras: “Saúde Mental no Trabalho”, a ser proferida pela psicóloga Lívia Caroline Leite Silva; “Saúde da Mulher”, a ser ministrada por Rita Rios; “Saúde do Homem”, a ser realizada pela coordenadora do CEREST, Verena Liberal; “DST / AIDS”, a ser proferida por um profissional do Centro de Saúde Especializado (CSE), e “Álcool e Drogas”, a ser ministrada por um profissional do Centro de Recuperação Nova Vida.

Também serão disponibilizadas doses de vacinas contra tétano – DT, hepatite B, tríplice viral e febre amarela. Além disso, a equipe vai distribuir camisinhas masculinas para todos os colaboradores, homens ou mulheres, e uma cartilha com informações e orientações sobre a saúde do homem e da mulher, sobre o comportamento pessoal ou familiar que interfira na sua qualidade de vida e na sua saúde – a exemplo de hábitos alimentares -, sobre segurança do trabalho, como EPI e acidentes de trabalho, e sobre medicina ocupacional.

Haverá, ainda, durante a SIPAT, stands sobre a saúde do homem e da mulher, ginástica laboral e segurança do trabalho, bem como exposição de diversos EPI’s utilizados pelos colaboradores no HEC. Na programação ainda consta um concurso de paródia sobre o tema segurança do trabalho. A equipe do SESMT também pretende expor os diversos tipos de extintores, explicando como e onde devem ser utilizados nos casos de princípio de incêndio.

HEC/SIPAT

Fonte: Ascom HEC

Notícias relacionadas