Notícias /

Atividades no Cedeba celebram o Dia Mundial do Diabetes

11/11/2016 13:19

O planeta está mobilizado, 14 de novembro, para conscientizar a população sobre a necessidade de prevenção para evitar o diabetes e também a respeito da importância de cuidados que evitem ou retardem as complicações decorrentes da doença sem controle.

No Cedeba as atividades do Dia Mundial acontecerão de 16 a 18 de novembro, pela manhã e à tarde, (de quarta a sexta-feira) haverá avaliação de olhos para identificação da pressão ocular e rastreamento da alteração de retina, sob a responsabilidade das oftalmologistas Tessa Mattos e Lia Aguiar.

Nos corredores do Cedeba serão realizadas atividades educativas por meio de rodas de conversa, com a participação de estagiárias e estudantes da Liga Bahiana de Endocrinologia.

Também haverá avaliação dos pés, para o rastreamento de redução ou perda de sensibilidade protetora plantar, sinalizador de ulcerações, atividade que terá como responsáveis médicos e enfermeiros.

DIA MUNDIAL
A data 14 de novembro para comemoração do Dia Mundial do Diabetes foi definida pela Federação Internacional de Diabetes (IDF), entidade vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS), e introduzida no calendário em 1991, como resposta ao alarmante crescimento do diabetes em todo o mundo.

SERVIÇO

O quê? Dia Mundial do Diabetes
Onde? No Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba), na Avenida ACM, no prédio do Centro de Atenção à Sáude (CAS), onde também funcionam o Cepred, Planserv e o Creasi.
Quando? De 16 a 18 de novembro