Notícias /

O Dia Internacional do Homem terá programação especial pela Sesab

16/11/2016 19:48

Este mês de novembro, comemora-se o Dia Internacional do Homem. O dia é celebrado em 19 de novembro e teve origem em 2003, na Austrália. Um dos objetivos dos criadores desta data é concentrar ações sobre a saúde do homem e seu bem-estar: social, emocional, físico e espiritual. Para marcar a data, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), através da Diretoria de Gestão do Cuidado (DGC) programou diversas atividades, entre elas, nos dias 21 e 22, nos dois turnos, na Maternidade Tsylla Balbino, Rodas de Conversa sobre a Saúde do Homem.

Ainda dentro dessa programação, a equipe da DGC estará no dia 23, pela manhã, no Fórum da Rede Cegonha da Região Metropolitana de Salvador, que acontece no auditório do Ministério Público, para falar sobre a saúde do homem. Além disso, neste mesmo dia, na parte da tarde, a equipe segue para o Conselho Regional de Enfermagem para uma palestra. Já no dia 25, os técnicos das DGC estarão no Porto de Aratu, nos dois turnos, com atividades voltadas para o esclarecimento sobre a importância da saúde do homem.

O Ministério da Saúde recomenda que as ações aconteçam permanentemente e tragam em suas abordagens não só temas relacionados ao câncer de próstata, mas outras temáticas como: acesso e acolhimento, prevenção de violências e acidentes, saúde sexual e reprodutiva, paternidade e cuidado, saúde mental, principais doenças que atingem a população masculina assim como estímulo a hábitos saudáveis de vida, entre outras, trabalhando a saúde do homem de forma integral.

Abordar a relevante questão da saúde da população masculina é propósito dos órgãos de saúde para ampliar a presença de homens nos serviços de saúde já existentes e aumentar a resolutividade para os seus problemas construindo espaços onde suas especificidades de gênero sejam conhecidas e reconhecidas como uma marca nas redes de atenção à saúde no âmbito do SUS.

Ascom Sesab
/saúde do homem/programação

Notícias relacionadas