Notícias /

Profissionais da emergência do HGRS contam com massagem e atendimento psicológico no mês de novembro

16/11/2016 19:40

Os funcionários da emergência do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) contam, durante todo o mês, com massagens de conforto e relaxamento, atividades interativas e dinâmicas de grupos. As ações – em parceria com a Universidade Salvador (Unifacs) – fazem parte da campanha ‘Amigos do Roberto Santos’ de novembro, que visa valorizar o trabalho dos profissionais desse setor, além conscientizar pacientes sobre o perfil de atendimento da instituição.

Realizadas nas tardes de quarta e quinta-feira, as atividades têm como participantes enfermeiros, técnicos, auxiliares de serviços gerais, maqueiros, seguranças e médicos. Individualmente ou em grupo, todos recebem os cuidados necessários para continuar a oferecer assistência qualificada na emergência do maior hospital do Norte Nordeste – setor que, no último ano, reduziu em mais de 40% o número de óbitos, com a adoção do Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR).

De acordo com a psicóloga Cíntia Neves, coordenadora de projetos externos da Unifacs e responsável pela oficina ‘Cuidando do Cuidador’ no HGRS, os encontros são importantes para preparar, ainda mais, a equipe para lidar com as diversas demandas da unidade de urgência e emergência do HGRS. “Trabalhamos os aspectos emocionais dos profissionais de saúde relacionados ao atendimento ao paciente e todas as suas peculiaridades: expectativas, sofrimento, envolvimento familiar”, lembra.

Supervisora da emergência, a enfermeira Wilna Araújo elogia a iniciativa: “é a primeira vez na minha vida que participo de algo assim. A massagem parece mágica, estou sem dores nos ombros”.

‘Campeões da Emergência’

Lançada oficialmente no Estádio de Pituaçu, no último dia 8, a campanha foi aberta com uma partida de futebol entre os funcionários da emergência do HGRS. Divididos em dois times, eles vestiram camisas com as cores dos perfis atendidos na unidade: amarelo, laranja e vermelho. A partida terminou com empate e a consagração de todos como verdadeiros ‘Campeões da Emergência’.

No dia 29 de novembro, o Hospital Roberto Santos promoverá o encerramento da campanha. Das 8h30 às 17h, o auditório do edifício anexo à instituição vai sediar evento com palestras de conscientização sobre o ACCR e relatos de experiências dos profissionais.

Ascom HGRS
L.C

Notícias relacionadas