Notícias /

Camerata da Orquestra Sinfônica da Bahia no encerramento do Dia Mundial do Diabetes no Cedeba

17/11/2016 17:11

As ações que o Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba) vem realizando desde quarta – feira, integrando as comemorações do Dia Mundial de Diabetes, continuam amanhã (sexta-feira) com o rastreamento do pé diabético, exame de fundo de olho (avaliar a presença de retinopatia diabética) e o trabalho educativo da Caravana da Saúde, com a participação de estagiários que passam informações sobre a doença e respondem a dúvidas dos pacientes. Às 15 horas, um momento especial para contemplar música clássica por meio da Camerata da Orquestra Sinfônica da Bahia, marcando o encerramento das comemorações.

Desde quarta-feira, quando o Cedeba vestiu-se de azul, cor do diabetes, houve grande mobilização da equipe para garantir o sucesso das atividades, capitaneadas pela Coordenação de Educação e Apoio à Rede (Codar). Nos corredores, estagiárias de Serviço Social, passam o conteúdo do Álbum Seriado “Entendendo o Diabetes”,elaborado pela equipe da Codar, com orientações sobre os cuidados que o paciente precisa ter para conviver bem com a doença, evitando as complicações. E os pacientes sentem-se muito à vontade para tirar dúvidas sobre vários assuntos, principalmente sobre a atenção que deve ser dispensados aos pés, para prevenir o pé diabético, principal causa de amputações não – traumáticas.

Qualidade de vida

Para reduzir as amputações é fundamental que o diabetes seja diagnosticado na fase inicial, como explicou a assistente social da Codar, Julia Coutinho, que fortaleceu o trabalho da caravana, passando informações e números sobre o diabetes, diante do grande cartaz que foi utilizado este ano na Campanha da Sociedade Brasileira do Diabetes(SBD) , colocado depois na recepção principal do Cedeba, e cujos dados já mudaram porque o diabetes não para de crescer no mundo.

Hoje são 14,5 milhões de diabéticos no Brasil; 280 mil na Bahia e 20 mil em Salvador. Para quem já tem o diagnóstico, o caminho para evitar as complicações é a busca de vida saudável. Não basta tomar os medicamentos, pois é fundamental – explicou – alimentação saudável e exercício físico. É preciso também avaliar as condições dos rins com exames uma vez por ano porque uma das complicações do diabetes são os problemas renais que podem reduzir a qualidade de vida com as hemodiálise.

Com muita didática, Julia Coutinho observou que após os 40 anos, o nosso “certificado de garantia” começa a vencer, numa analogia do aumento do risco de doenças crônicas, onde se inclui o diabetes. Por isso é muito importante a avaliação da glicemia (o nível do açúcar no sangue).E para “estender o certificado de garantia” é preciso mais atenção com a saúde, disse com muito humor.

O diabetes é uma doença crônica, cujo sucesso do controle depende do paciente em 50%, pontuou Júlia Coutinho, porque exige mudança no estilo de vida. O paciente pode usar a melhor insulina, mas – observou – se não cuidar da alimentação e permanecer sedentário, não terá sucesso. Por isso o Cedeba desenvolve um forte trabalho de educação dos seus pacientes com o foco no auto – cuidado, por meio de grupos educativos que utilizam metodologia participativa, com a troca de experiências e que permitem ao paciente atuar como sujeito do seu processo de mudança.

Camerata

A apresentação da Camerata da OSBA, no Cedeba, contará com o “SEXTETO OPUS LUMEN”.O grupo executa peças eruditas contemplando a música clássica, passando pela popular estilizada. Abrange o público de qualquer faixa etária e/ou segmento social, diversificando os locais de suas apresentações, destacando escolas, igrejas, órgãos comunitários em geral, instituições filantrópicas e de ensino superior. O grupo de câmera promove uma integração entre os músicos e o público alvo, tornando estreita a relação entre a música clássica e o funcionamento e o repertório apresentado. Formação: Solamy Oliveira: clarinete,Gustavo Seal: oboé, Ilza Cruz: Fagote, Adelson: Trompa, Antonio Carlos ( Tota ): Flauta e Humberto: Percussão

Ascom Cedeba
/cedeba/camerata

Notícias relacionadas