Notícias /

Creasi promove palestra sobre câncer de próstata

18/11/2016 18:17

Na quinta-feira (24), às 11h, o Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (Creasi) recebe o urologista Bruno Sarmento, do Centro Estadual de Oncologia (Cican) para falar sobre o câncer de próstata.

O evento faz parte das atividades do “Novembro Azul” programadas pelo Creasi, com o objetivo de sensibilizar seus pacientes, familiares, cuidadores e servidores a se cuidarem e darem uma atenção especial à questão do câncer de próstata, que é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, sendo o segundo tipo mais frequente.

Informações do Registro Hospitalar de Câncer da Bahia apontam que 39% dos pacientes do sexo masculino, atendidos em primeira consulta no período de 2000 a 2015, tiveram câncer de próstata. Desses pacientes, 58% são idosos (21% encontram-se na faixa etária de 65 a 69 anos, 20% na faixa etária de 70 a 74 e 17% entre 60 e 64 anos).

Pesquisas realizadas pela Sociedade Brasileira de Urologia afirmam que apenas 32% dos brasileiros já fizeram o exame de toque retal. A campanha “Novembro Azul” alerta sobre a importância do homem ir ao médico regularmente e se cuidar, ressaltando que os casos de câncer de próstata, sendo diagnosticados no início, possuem mais chances de serem curados.

Ascom Creasi
/idoso/novembro azul

Notícias relacionadas